O Jardim Ellus merece esta praça

Os moradores ajudaram a Subprefeitura, por meio do programa Bairro Legal, a renovar um local abandonado: a praça Tutankamon.

Foram dois anos de luta brava. De um lado Elaine Rennenberg e a população do Jardim Ellus, no Shangrilá, à beira da represa Billings. Do outro, um invasor que tomou posse de um local destinado a ser uma praça. O invasor azucrinava o bairro com uma série de ilícitos. Com a ajuda da Subprefeitura Capela do Socorro, a ideia de fazer a praça começou a se concretizar. No dia em que o invasor soube que a polícia estava à sua procura, abriram-se as portas para uma nova vida no Jardim Elllus. Era a hora do programa Bairro Legal para a praça Tutankamon.

No dia 23 de março de 2019, o local estava pronto para servir à população: cerca de 4.600 metros quadrados tranformados pela força do trabalho da Subprefeitura e pela emenda parlamentar facilitada pela vereadora Rute Costa. Com a verba em mãos, o subprefeito João Batista de Santiago fez uma pequena revolução no local.

Onde antes havia monturos de lixo, desníveis aparentemente invencíveis e escombros de antigas construções, começou a surgir um novo espaço. Primeiro, o nivelamento em terraços. Depois, limpeza e paisagismo. E, afinal, equipamentos de ginástica, brinquedos para crianças e espaço de puro lazer. Assim, surgiu a nova praça Tutankamon, com tudo que a população desejava.

No dia da entrega, a própria população ajudou a plantar mudas de árvores e de flores. E as crianças aproveitaram os brinquedos novos e o espaço generoso. A essência do programa Bairro Legal é exatamente essa: com a ajuda da população, a Subprefeitura Capela do Socorro transforma locais para melhorar a qualidade de vida. Depois que a Subprefeitura deixa tudo pronto, os próprios moradores passam a cooperar na manutenção do local.

Ao longo de pouco mais de dois anos, a Subprefeitura Capela do Socorro recuperou e renovou 21 praças, em todos os distritos da região. São 21 locais feitos para servir à população, que ganhou locais de convivência, com aparelhamento para adultos e crianças. Essas áreas acabam ocupadas pelos próprios moradores, que assim afastam o perigo de estabelecimento de pontos de droga, por exemplo.

E tudo isso, graças a um esforço e vontade de tornar melhor os bairros de Capela do Socorro – o programa Bairro Legal.

 


Elaine Rennenberg, vereadora Rute Costa e o subprefeito João Batista de Santiago: esforço por uma praça acolhedora para o Jardim Ellus.

 


Elaine Rennenberg (com o subprefeito João Batista de Santiago, à direita): liderança no Jardim Ellus.

 


Subprefeito João Batista de Santiago: trabalho e esforço para beneficiar a população.

 


Aparelhos de ginástica novos: espaço para melhorar o físico dos moradores.

 


Casa do Tarzan, balanços, caixa de areia: diversão para as crianças do bairro.