Uma força para a área agrícola de São Paulo

Começa agora o cadastramento de agricultores da Zona Rural Sul de São Paulo. Capela do Socorro está na lista.

Começa neste mês, janeiro, e vai até fevereiro, o Projeto Ligue os Pontos, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (Smul). É o cadastramento dos agricultores da Zona Rural Sul do município de São Paulo. O projeto tem por objetivo o fortalecimento da atividade agrícola na zona rural Sul de São Paulo, em Capela do Socorro e Parelheiros (Distritos de Parelheiros e Marsilac). O Ligue os Pontos foi vencedor do Mayors Challenge de 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies, e está em sua fase de implementação, com previsão total de duração de 3 anos.

O cadastramento será realizado pela instituição Cebrap - Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, como explicaram no último dia 23 de janeiro, ao subprefeito João Batista de Santiago, Domingos e Maíra, contratados pela Smul para tocar o projeto. São os principais objetivos a identificação dos produtores da região e o estabelecimento de indicadores que subsidiarão a propositura de políticas públicas para a agricultura no município. O último censo desse tipo foi realizado em 2009.

O projeto teve como ponto de partida o extenso debate que permeou a etapa de formulação do novo Plano Diretor Estratégico (PDE), aprovado em 2014, quando a cidade passou a ter novamente reconhecida sua zona rural, do ponto de vista do ordenamento territorial. Seu principal objetivo é fomentar a cadeia da agricultura familiar local nas áreas de proteção aos mananciais ao Sul do Município de São Paulo utilizando a tecnologia como ferramenta de integração entre agentes, políticas públicas e oportunidades de um mercado emergente, gerando maior renda e emprego. Também se constitui em uma tentativa de se evitar o avanço da urbanização desenfreada e de atividades com potencial de degradação em áreas ambientalmente sensíveis.

Uma das necessidades postas em seu momento de implementação é a identificação dos produtores rurais, beneficiários do projeto, com o levantamento mais geral de suas condições de vida e de trabalho. A identificação e o levantamento de informações socioeconômicas pertinentes, além de viabilizar a implementação da política, permitirá o estabelecimento de indicadores que servirão como referência para possíveis monitoramentos da efetividade da política a ser implementada com essa população ao longo do tempo.

 

Dúvidas?
CEBRAP
Graziela Castello
graziela@cebrap.org.br
Telefone (11) 5574-0399 ramal 123



Maíra e domingos na Subprefeitura de Capela do Socorro. Ao centro, o subprefeito João Batista de Santiago.

 

 


Cadeia da agricultura familiar local: tecnologia como ferramenta de integração.