Prefeitura propõe um plano de segurança viária

O Plano Vida Segura será discutido em audiências públicas em todas as subprefeituras. Aqui, em Capela do Socorro, é nesta quarta-feira, dia 7 de novembro, 19h.

Começou na última terça-feira, 30 de outubro, uma série de audiências públicas em todas as 32 subprefeituras da Cidade. Objetivo: apresentar a proposta de um novo Plano de Segurança Viária, chamado Vida Segura. Aqui, em Capela do Socorro, a audiência será na próxima quarta-feira, dia 7 de novembro, às 19h.

Com a adoção desse plano, que norteará a execução de políticas públicas para a redução de ocorrências graves e mortes no trânsito, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) calcula que 2.734 vidas serão salvas até 2028.

O programa Vida Segura da Prefeitura é baseado no Visão Zero, que parte da premissa de que nenhuma morte é aceitável no trânsito. Criado na Suécia em 1997, esse conceito já é usado como referência para planos de segurança viária de longo prazo em cidades como Nova York, Cidade do México, Bogotá e, agora, São Paulo.

A proposta do Plano de Segurança Viária que será apresentada prevê o conceito de proteção ao pedestre e ações de melhorias viárias, como sinalização e fiscalização. O objetivo é a redução de ocorrências fatais e com vítimas.

O Vida Segura inclui ações já em desenvolvimento como os programas Pedestre Seguro, Marginal Segura, M’Boi Segura, Celso Garcia Segura, Ruas Completas, controle da velocidade dos ônibus em 50 km por hora, Sexta sem Carro e Áreas Calmas.

As audiências públicas servirão como um canal de diálogo com a população. Todos os encontros terão espaço para que a sociedade civil possa contribuir com sugestões para aprimorar a segurança viária em sua região. As audiências vão ser realizadas à noite, para que a maior parte dos cidadãos possa participar das discussões.

Também será apresentado um panorama das ocorrências, atropelamentos e mortes de cada subprefeitura, além de um diagnóstico da cultura e comportamento em relação à segurança na mobilidade e ações que podem ser implementadas.  A versão final do plano Vida Segura será concluída apenas após a consolidação das contribuições da população.

As ações foram delineadas junto a São Paulo Transporte (SPTrans), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET),  o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) e o Departamento de Transportes Públicos (DTP), além de diversos outros órgãos e secretarias da administração pública municipal.

Com o objetivo de tornar cada vez mais transparente a divulgação de informações, a SMT lançou em setembro, durante a Semana da Mobilidade 2018, uma nova plataforma para a visualização de dados relacionados a ocorrências de trânsito na cidade de São Paulo. A ferramenta Vida Segura pode ser acessada pelo site Vida Segura e já é utilizada pela CET para análise de pontos críticos na cidade e para nortear o planejamento de ações para proteção à vida e redução de ocorrências. As informações sobre as ocorrências de cada subprefeitura serão apresentadas nas audiências públicas.

Serviço:
Audiência Pública sobre o plano Vida Segura de segurança viária
Subprefeitura Capela do Socorro / Sala Multiuso
Quarta-feira, 7 de novembro de 2018
19h

 

#PraCegoVer - Chamada do Plano de Segurança Viária. Faixas azuis com ícones, brancas e amarela. Na primeira faixa branca, está escrito "Plano de Segurança Viária". Na faixa amarela, o logotipo "Vida Segura". Na segunda faixa branca, "Participe da elaboração de propostas para melhorar a segurança viária em nossa cidade". Na segunda faixa azul, "Audiências públicas: locais e datas consulte no vidasegura.prefeitura.sp.gov.br". Na parte de baixa, o brasão da Cidade de São Paulo.