PREFEITURA DE SÃO PAULO

Uma semana de prevenção

A Sipat discute e orienta sobre a Segurança no Trabalho e do funcionário

31/07/2018 17h17

Na semana passada, de 16 a 20 de julho de 2018, a Prefeitura Regional de Capela do Socorro promoveu a Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Funcionários da Regional assistiram a seis palestras de especialistas. A semana da SIPAT é voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças do trabalho. A Sipat é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), devendo ser obrigatoriamente realizada todo ano.

Mas isso não quer dizer que é uma atividade burocrática. A definição de SIPAT é bem clara: Ser uma semana voltada para orientação e reflexão quanto à segurança e qualidade de vida do funcionário.

Não há temas obrigatórios, mas tornou-se obrigação da CIPA nas empresas, realizar durante a Sipat uma campanha voltada para HIV/AIDS. Foi o que ocorreu aqui, na Prefeitura Regional de Capela do Socorro. Houve palestras sobre Alimentação Saudável, com a dra. Maria Rita Curty; Blindagem Emocional, com Priscila Cristina Simões Ferreira; Drogas Lícitas e Ilícitas, com Vamberto Félix de Figueiredo; Primeiros socorros e Riscos de Incêndios, pelo Corpo de Bombeiros; Segurança Trabalho, com Nelson Gomes da Silva; e, claro, sobre DST/HIV e Saúde Mental, com a dra. Elenice Castelli Conceição Leite.

Saúde dos funcionários
Também durante a Sipat, uma equipe da UBB – União Brasileira Beneficente aferiu pressão, dosagem de glicose e de colesterol, para todos os funcionários. Ao fim das ações, a entidade fez um relatório sobre a saúde dos funcionários que se submeteram aos exames.

Conforme dados obtidos pelo projeto foi identificado este quadro:
• Nº previsto de participantes: 200

• Nº de atendimentos: 106

• Percentual da avaliação de Pressão Arterial:
  39% Baixa
  51% Normal
  5% Alta
  5% Não Realizado.

• Percentual da avaliação de Glicemia:
  1% Hipoglicemia
   87% Normal
  10% Hiperglicemia
  2% Não Realizado

• Percentual da avaliação de Colesterol:
  13% Baixo
  61% Desejável
  22% Limítrofe
  1% Elevado
  3% Não Realizado

 

As palestras

 


Alimentação Saudável
Dra. Maria Rita Curty



Blindagem Emocional
Priscila Cristina Simões Ferreira



Drogas Lícitas e Ilícitas
Vamberto Félix de Figueiredo



DST/HIV e Saúde Mental
Dra. Elenice Castelli Conceição Leite



Primeiros socorros e Riscos de Incêndios
Corpo de Bombeiros



Segurança no Trabalho
Nelson Gomes da Silva



Medição de Glicemia, Colesterol e Pressão
UBB