PREFEITURA DE SÃO PAULO

Na rua Juncal do Campo, tem uma praça muito linda.

Depois de 20 anos sem cuidados especiais, a pracinha do Socorro renasceu.

06/03/2018 17h17

Eles se lembram bem. Maurício Brandão está aqui desde 1990. Dona Maria Madalena, ainda recorda da rua de barro, 50 anos atrás. Pelo menos nos últimos 20 anos, a praça formada pelas ruas Juncal do Campo, Francisco Otaviano e Sérvia, não era bem cuidada – até que chegou o programa Bairro Lindo, no último sábado, 3 de março.

Seu Maurício e dona Maria Madalena (ele, avô; ela, bisavó) não cabiam em si de contentes. Era a praça revitalizada depois de tanto tempo, em que eles próprios tentaram de todas as formas ajudar a manter o local limpo e convidativo. Faltava, porém, trabalho de mais profundidade, que os próprios moradores não teriam condições de fazer.

Com o trabalho conjunto dos funcionários da Prefeitura Regional de Capela do Socorro e dos próprios moradores, a praça reviveu. A Prefeitura começou o trabalho duas semanas antes e preparou o local para que as pessoas do bairro de Socorro plantassem mudas de flores e de árvores, limpassem guias e raspassem os postes para tirar propaganda inadequada.

Benefícios
Em duas semanas de intervenção, a Prefeitura recuperou toda a pracinha: colocou lixeiras em todos os pontos, deixou as calçadas sem buracos e com acessibilidade para que deficientes visuais e cadeirantes possam usufruir do espaço com sentimento de pertencimento e respeito. A Prefeitura Regional de Capela do Socorro fez capinação e podas das árvores.

E foram plantados três pés de jabuticaba, três de grumixama, canteiros com mudas de moreia, grama amendoim, pingo de ouro, russélia, beijinho (maria sem-vergonha) e tradescância. Também foi pintado o ponto de ônibus, os bancos, o piso e recuperados aparelhos de ginástica, entre outros trabalhos.

No dia do Bairro Lindo, houve praticamente uma festa na praça. As crianças também ajudaram a plantar mudas de flores. E aproveitaram a cama elástica e a piscina de bolinhas, oferecidas por amigos do local – bem como a banca de algodão doce (que agradou igualmente os adultos).

Agora, a praça está em ordem e os próprios moradores vão continuar cuidando para que ela se mantenha assim.

Todos que desejarem receber o projeto do Bairro Lindo podem informar o local, com fotos anexadas pelo e-mail capeladosocorro@prefeitura.sp.gov.br.

 


Homens, máquinas, árvores, brinquedos, flores: uma praça mais bonita no Socorro.

 


Crianças e pais plantando mudas de flores: para tornar a praça mais aconchegante.



O prefeito regional João Batista de Santiago: recuperação de 20 anos de falta de manutenção.

 


Brinquedos para as crianças: montados especialmente para o dia do Bairro Lindo.

 


Para a alegria das crianças da região: algodão doce à vontade.

 


Maurício Brandão, morador da praça desde 1990: ajuda para manter a praça limpa.

 


Dona Maria Madalena: lembrança do tempo em que as ruas eram pura lama.