"Plantando Sementes": um programa de qualidade de vida

Saiba mais sobre a ação

O Capela em Ação é muitas vezes confundido como um projeto de obras e manutenção, mas não é somente isto. Há dentro do projeto um programa que busca criar vínculos de cidadania, resgate de valores sociais e participação e este tripé define bem o programa Plantando Sementes.

Cinco diferentes ações constróem este programa - a semente da vida, do conhecimento, da cidade limpa e meio ambiente, da arte e da cultura de paz - e cada uma delas tem vida própria e precisa ser regada com dedicação, trabalho e amor. É por isso que as chamamos de sementes.

A primeira é a Semente da Vida que cria um forte vínculo entre a vida de um ser humano e a vida de uma árvore. Nesta semente cada árvore plantada é adotada por uma pessoa e principalmente as crianças têm feito esta adoção com muita alegria. Quem adota uma árvore recebe um certificado e uma paquinha que leva o seu nome e demarca aquela árvore como de sua responsabilidade.

Muitos pais têm compreendido a importância desta semente e todos os dias regam estas árvores sabendo que nela está também parte da vida de seus filhos. Mais de 2 mil árvores já foram plantadas este ano dentro desta semente.

A segunda semente é a do Conhecimento que tem por finalidade dar vida às bibliotecas. Esta semente cria clubes do livro que têm a função de incentivar a leitura e a discussão de obras literárias, mas também dá aos jovens que formam a sua diretoria a possibilidade de conviver com uma estrutura social bem definida, o que lhes permite desenvolver, logo cedo, o seu senso de responsabilidade social. Dois clubes já foram inaugurados, o primeiro no CEU Três Lagos e o segundo no Núcleo Sócio Educativo Conciliação.

Cidade limpa e respeito ao meio ambiente. Quem não gostaria de viver em uma cidade assim? E isto é possível se todos fizermos a nossa parte e cobrarmos dos outros que também a façam. Por isso, a nossa terceira semente a da Cidade Limpa e Meio Ambiente realiza um trabalho participativo que visa o controle da desova de entulho e lixo ilegal em nossa região com ações educacionais junto à população, ações fiscalizatórias e mutirões de limpeza. Manter uma cidade limpa não é só responsabilidade da prefeitura, mas sua também.

A quarta semente é a da Arte que quer dar vazão ao grande potencial cultural de nossa gente e que tem como primeiro desafio reviver os grupos de teatros em escolas públicas, dando oportunidade para que novos talentos possam desenvolver seu potencial.

E a quinta semente é a da Cultura de Paz, que está mapeando a violência em nossa região e, em conjunto com o Instituto Sou da Paz, irá desenvolver inúmeras ações que ajudarão a diminuir a violência e garantir maior segurança à nossa população.

Descubra qual semente você quer plantar e venha colher os frutos deste trabalho conosco.