Casa de Cultura realiza 1º Festival de Curta-metragem

Saiba mais sobre o evento

Produzir curta-metragem no Brasil nunca esteve tão em alta como nos últimos tempos. Com o reaquecimento do cinema nacional, as universidades e produtoras têm apostado neste filão e estão criando cada vez mais.

 

Pensando em mostrar o potencial cinematográfico da nossa região, a Subprefeitura Capela do Socorro através de sua Coordenadoria de Cultura realizará na Casa de Cultura de Interlagos o 1º Festival de Curta – Cinema Amador, onde o foco será dado à produção do curta-metragem que é um dos componentes fundamentais para conhecer o mundo cinematográfico.

 

Na história do cinema, foram considerados três padrões de duração para filmes: 15s, 12m, e 2 horas. Na virada do século IX para o século XX, o padrão de duração dos filmes exibidos passou a ser de 13 a 15 minutos, e a partir da década de 20, passou a ser entre 90 e 120 minutos. Qualquer coisa fora desse padrão passou a ser encaixado no que se conhece por curta-metragem (ou filme de duração extraordinária).

 

A fome, violência e opressão foram temas dos mais variados cinegrafistas como Carlos Diegues, Ruy Guerra (Os Fuzis-1963) Nelson Pereira dos Santos (Vidas Secas-1963), e Glauber Rocha, com o famoso Deus e Diabo na Terra do Sol, esses grandes nomes começaram sua carreira fazendo curtas, e agora é a vez da Capela.

 

O coordenador da Casa de Cultura, Lebos Chaguri, acredita no potencial cultural da região, em vários trabalhos desenvolvidos na Capela do Socorro como fóruns, encontros, shows e oficinas têm tido resultados surpreendentes quanto ao nível cultural elevado e surgimento de novos talentos.

 

Os principais festivais e mostras do país são: Festival de Cinema de Búzios, Festival de Vídeos Catarinenses, Festival Nacional do Cinema e Vídeo no Ceará, e Festival de Cinema e Vídeo de Porto Alegre. O maior evento no mundo cinematográfico no Brasil é a Mostra de Cinema Internacional de São Paulo, que será realizada este ano do dia 20 de outubro ao dia 2 de novembro.

 

A Casa de Cultura está realizando suas atividades na Rua Mangaratiba, 316 – Cidade Dutra, ligue e faça sua inscrição para o festival até dia 30 de Junho. Maiores informações com o coordenador Lebos Chaguri (Lebinho) Tel. 5667-8039.