Capela Promove Encontro para Formação do Conselho Gestor da APA BORORÉ-COLÔNIA

Saiba mais sobre o conselho

No último dia 24 de junho a Subprefeitura da Capela do Socorro e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizaram um encontro de moradores para formação do Conselho Gestor da 2ª APA do município (APA) BORORÉ-COLÔNIA, região que envolve as subprefeituras Capela do Socorro e Parelheiros.

O gerenciamento da área cabe à Prefeitura e ao Conselho, que será formado por membros da sociedade civil (ONGs Ambientalistas,universidades,entidades de Fomento à Sustentabilidade, Associações de Turismo, Setor Empresarial, Setor Agrícola,Instituições de Pesquisa e Associações de Moradores dos Bairros Bororé, Colônia, Chácara Santo Amaro, Itaim e Varginha alem dos membros poder público, designados para um mandato de dois anos.

Entre as atribuições do novo grupo estão a proposição de programas, projetos e ações para que seja garantida não só a proteção dos recursos naturais, como também a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.

Impedir a invasão e ocupação irracional das terras preservadas, frear a derrubada de mata e a disposição irregular de lixo e entulho, e garantir atividades de natureza econômica, como o turismo, que ajudem a manter o equilíbrio da Área de Proteção Ambiental  Municipal (APA) Bororé-Colônia, no extremo sul do município são os principais objetivos.

Essa região de APA Bororé-Colônia presta um serviço ambiental essencial para a cidade e para a Região Metropolitana e garante as condições favoráveis de vida para o conjunto da população: produz água, ajuda no controle das cheias, garante a biodiversidade.

 A criação da APA representou uma grande vitória para o meio ambiente da cidade e para a gestão ambiental de toda a região sul. A nova APA é rica em mananciais e em remanescentes da Mata Atlântica com espécies de fauna e flora em extinção.

Informações e credenciamento de 26 de junho a 25 de julho/2006 das 14 às 17horas:

Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente – Rua do Paraíso, 387 –5º Andar  - DEPAVE5/SUC – Tel. 3372-2339

Subprefeituras Capela do Socorro – Rua Cassiano dos Santos, 499 – Coord.Planejamento – Tel. 5667-8115 / Parelheiros – Av. Sadamu Inoue, 5252 – Projetos Especiais – Tel.  5926-6502