Prefeito abre comemorações do centenário da represa Guarapiranga

11/05/2006 - Capela do Socorro Em evento às margens da represa, ele defendeu agilidade na recuperação e na preservação dessa fonte de abastecimento de água.

Prefeito abre comemorações do centenário da represa Guarapiranga

11/05/2006 - Capela do Socorro

Em evento às margens da represa, ele defendeu agilidade na recuperação e na preservação dessa fonte de abastecimento de água.

O prefeito de São Paulo participou dia 26 de abril, do lançamento da programação comemorativa do centenário da represa Guarapiranga, realizado no Yacht Club Santo Amaro, na Zona Sul da cidade.

“Com este evento, não estamos apenas comemorando os 100 anos da Guarapiranga, mas demonstrando a preocupação do poder público com uma das caixas d’água da cidade de São Paulo”, destacou o prefeito. “Que este seja um grito de alerta para que possamos viver uma nova fase, com resultados expressivos na preservação e na recuperação do nosso meio ambiente em um curto espaço de tempo”, acrescentou.

Durante o evento, foi apresentado o calendário dos eventos comemorativos dos 100 anos da represa, elaborado, em conjunto, pelas subprefeituras da Capela do Socorro, de M'Boi Mirim e de Parelheiros, que têm suas áreas banhadas pela Guarapiranga. Os presentes, entre autoridades, servidores municipais e estaduais, empresários da região, e representantes de ONGs ambientalistas e de municípios banhados pela Guarapiranga, foram convidados a colaborar com o desenvolvimento desse calendário.

Sob o slogan “Venha rimar comemoração com preservação”, a programação inclui seminários, trilhas, maratona, regata, prova de ciclismo, mutirão de limpeza das margens da represa, show, concerto, exposição fotográfica, mostra de filmes, abraço simbólico da represa e ato ecumênico.

Melhoria

As subprefeituras envolvidas não pretendem investir recursos nas comemorações festivas, mas sim em ações de melhoria da represa, dentre as quais limpeza e curso de capacitação de lideranças comunitárias para difusão da educação ambiental.

Nesta quinta-feira (27), será inaugurado em M’ Boi Mirim o primeiro dos quatro núcleos de fiscalização conjunta nas áreas de mananciais da cidade. Os núcleos fazem parte das ações do convênio celebrado em 2005, entre a Prefeitura de São Paulo e o governo do Estado, para a preservação das bacias provedoras de água da Capital.

Esses pólos têm a função de articular ações integradas de fiscalização e educação ambiental na região dos mananciais da Guarapiranga e Billings. “A Prefeitura precisa se preparar para enfrentar essa questão, que até agora era de responsabilidade exclusiva do Estado", disse o subprefeito de Capela do Socorro.

Segundo o subprefeito, a atuação da equipe integrada de fiscais deve ganhar em qualidade com a regulamentação, nos próximos meses, da Lei da Bacia do Guarapiranga, sancionada este ano pelo governador de São Paulo. “A lei específica vai nos dar uma possibilidade de intervenção muito maior do que a lei estadual que vigora hoje, e que tem um poder de adequação muito baixo em relação aos problemas que enfrentamos na região”, comentou o subprefeito.

“Vamos aumentar a fiscalização nas áreas de mananciais, porque, infelizmente, não existe ainda uma conscientização por parte da comunidade quanto à necessidade de preservação e de recuperação”, ressaltou prefeito.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente destacou a importância do convênio entre a Prefeitura e o governo estadual, com a implementação dos núcleos de fiscalização conjunta, inclusive como forma de conter os despejos de esgotos clandestinos na região. “Milhões foram investidos em saneamento básico nos últimos anos, e a água da represa piorou, porque não há uma coleta de esgoto adequada em muitas áreas que a margeiam”, afirmou o secretário.



 

 

 
NOTÍCIAS
Atendimento jurídico para mulheres
O serviço está disponível no CCM do Grajaú

 
Nova Base Móvel da GCM

Equipamento auxilia na segurança urbana