Em seu centenário, Guarapiranga recebe abraço da população paulista

26/05/2006 - Capela do Socorro

Em seu centenário, Guarapiranga recebe abraço da população paulista

26/05/2006 - Capela do Socorro

No domingo, 4 de junho - véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente - a represa Guarapiranga, um dos principais e mais degradados mananciais de São Paulo, será saldada com um abraço simbólico que deve reunir milhares de pessoas ao redor de suas margens. O evento ocorrerá ao meio-dia em sete pontos do reservatório.

 

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a população de São Paulo está convidada a demonstrar seu apreço e respeito a um dos mais ameaçados recursos naturais da metrópole: a água. Ao meio-dia do domingo 04 de junho, a represa Guarapiranga – que em 2006 completa seu centésimo aniversário – receberá um abraço simbólico de milhares de pessoas, em um evento promovido por diversos setores da sociedade, entre poder público, organizações não-governamentais, escolas, entidades privadas e movimentos sociais.

 

A mobilização ocorrerá em sete diferentes pontos do reservatório (veja mapa) e seus organizadores estimam que cerca de 10 mil pessoas participem do evento (veja abaixo os pontos de encontro). A população está sendo convidada a comparecer vestida de branco. Um ato ecumênico, unindo diversas lideranças religiosas de São Paulo, também está marcado para comemorar o aniversário da represa. A organização do evento, que conta com o apoio de empresários e clubes de iatismo, vai colocar à disposição da imprensa um barco para documentação e registro das manifestações.

 

Pontos de encontro para o abraço na Guarapiranga:1 – Parque Municipal Guarapiranga (Estrada da Guarapiranga)2 – Parque Ecológico Guarapiranga (Estrada do Riviera) 3 – Pista de Pouso (Estrada da Cumbica) 4 – Clube dos Funcionários Públicos (Estrada dos Funcionários Públicos) 5 – Solo Sagrado (Estrada do Jaceguai)6 – Corpo de Bombeiros (Avenida Robert Kennedy) 7 – Barragem (Av. Robert Kennedy, em frente à 102ª D.P.)

 

Clique aqui para ver o mapa

 


Um manancial ameaçado

 

O abraço na Guarapiranga é um gesto que simboliza a preocupação da população paulista com a situação da Guarapiranga - manancial seriamente degradado que atualmente abastece 3,7 milhões de habitantes da Grande São Paulo. Marca ainda um pedido coletivo para a recuperação e preservação de toda sua bacia hidrográfica, que vem sendo desmatada, alterada, ocupada e urbanizada em ritmo crescente e sem planejamento ou controle algum.

 

A bacia da Guarapiranga ocupa uma área de 63.911 hectares e produz 14 mil litros de água por segundo, sendo responsável pelo abastecimento de 3,7 milhões de pessoas residentes na região sudoeste da Grande São Paulo. Seu território, contudo, vem sendo alterado de forma descontrolada, o que pode impedir que o manancial continue a produzir água com qualidade para o abastecimento público.

 

Atualmente 42% da área da bacia sofrem algum tipo de intervenção humana, como a abertura de pastagens, lavouras, minerações e movimentações de terra. São estas intervenções que dão origem aos núcleos habitacionais que se adensam – muitas vezes em locais proibidos ou perigosos, como encostas ou perto de corpos d'água.

 

Este processo de ocupação fez com que a população residente na bacia aumentasse em 210 mil pessoas no período de 1991 a 2000 (um aumento de quase 40%). Dados do IBGE dão conta de que 776 mil pessoas viviam na bacia da Guarapiranga em 2000. Pouco mais da metade dessa população (53.9%) tem rede de esgoto instalada em suas residências. Acontece que as redes existentes, por falta de investimentos, continuam despejando o esgoto na represa.