Subprefeitura intensifica reuniões do Comando Cidade Limpa

12/07/2006 - Capela do Socorro

Subprefeitura intensifica reuniões do Comando Cidade Limpa

12/07/2006 - Capela do Socorro

Com o intuito de buscar soluções para a questão do lixo e entulho na região da Capela, o Comando Cidade Limpa desenvolvido pelo projeto Capela em Ação, realiza reuniões periódicas na Subprefeitura da Capela do Socorro.

 

O grupo é formado por técnicos de diversas áreas da Prefeitura (planejamento, fiscalização, saúde, educação, GCM, Secretária do Verde e Meio Ambiente), entidades não governamentais e associações, além de representantes da sociedade civil e de órgãos do Governo do Estado como CPTM, DUSM, Polícia Militar, Polícia Ambiental dentre outros.

 

No dia 10 deste mês, esta reunião discutiu um tema polêmico; “a questão dos pneus usados”, como problema universal em grandes metrópoles o pneu é um dos resíduos urbanos que mais preocupam a sociedade. Composto de reforços metálicos e têxteis, borracha natural e sintética, agentes de vulcanização e de proteção os pneus usados são jogados em vias públicas, rios, córregos e tem o mau acondicionamento nas borracharias.

 

Esses pneus abandonados não são apenas um problema ambiental, mas também de saúde pública, segundo Isabel Cristina Silva atuante no trabalho da Zoonoses na região da Capela, pois acumulam água das chuvas formando ambiente propício à disseminação de doenças como a dengue, além de servirem como ninhos para ratos, transmissores de leptospirose que pode causar óbitos.

 

Embora a vigilância sanitária da Capela do Socorro tenha mapeado borracharias e pontos viciados de desova de pneus, trabalho realizado pela Coordenadoria de Saúde, a prefeitura fica sem ter para onde levar ou mesmo como armazenar grandes quantidades de pneus recolhidos nas vias públicas.

 

O encontro contou com a participação da empresa Ecociclo (The Recycling Solution) sabendo das ações criadas pelo Comando Cidade Limpa, presta serviços ao ramo de reciclagem, especificamente pneus inservíveis de acordo com a Resolução 258/99 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

 

Segundo seu representante Felipe Meireles a empresa está disposta a ser uma opção de Ecoponto na Zona Sul e propôs uma parceria com a Subprefeitura da Capela do Socorro em recolher e oferecer como ponto de recebimento do material, além da enorme satisfação de contribuir com a preservação do meio ambiente e ter identificação com a região pois esta situada em Interlagos.

 

Depois de reciclados, a borracha de pneu pode ser usada como matéria-prima para fabricação de produtos como: pisos esportivos, playground, calçadas, tapetes, pavimentação (misturado com o asfalto), auto-peças, injeção de plásticos, construção civil, isolamento térmico e acústico e outros produtos feitos de borracha, conta Felipe.

 

Dentro de poucos dias a Subprefeitura estará formalizando um termo de parceria com a empresa Ecociclo e a nossa região da Capela do Socorro será a 1ª na cidade de São Paulo a ter uma parceria específica para recolhimento de pneus.

 

Dentre as atribuições Comando Cidade Limpa estão: mapear os pontos viciados de lixo e entulho, realizar a ação de retirada do entulho, recuperar as áreas degradadas por meio de plantio de árvores, viabilizar criações de Eco Pontos, realizar ações de educação ambiental, tentando fazer com que, em cada região por onde o projeto “Capela em Ação” passa, crie conscientização de fiscalização e preservação ambiental.

 

As reuniões são realizadas na sala multiuso da Subprefeitura da Capela do Socorro. Para maiores informações ligar para o telefone 5668-1855 e procurar Aldo Foltz Hanser ou José dos Santos.