Rede Social São Paulo e Subprefeitura da Capela mobilizam agentes para implantação do ECA

20/07/2006 - Capela do Socorro

Rede Social São Paulo e Subprefeitura da Capela mobilizam agentes para implantação do ECA

20/07/2006 - Capela do Socorro

No mês em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 16 anos, a Rede Social São Paulo realiza entre os dias 24 e 25 de julho, um grande encontro com agentes sociais na Capela do Socorro.

 

O objetivo é buscar formas eficazes de implantar o ECA em todo o estado e assim, fortalecer o sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente (SGDCA) nele estabelecido, proporcionando proteção integral à infância e à juventude.

 

Esse encontro será dirigido a conselheiros tutelares e de direitos, educadores, autoridades e lideranças políticas, juízes e promotores da infância, empresários, policiais, entre outros agentes sociais que atuam em suas regiões, para que eles trabalhem juntos, em rede, na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

 

Embora o Estatuto seja considerado, um das leis mais modernas e avançado em todo o mundo, nem sempre há sintonia no trabalho e na ação dos agentes envolvidos nesse segmento. Por falta de uma unidade de ação, às vezes, processos ou decisões a serem encaminhadas demoram muito mais tempo do que o necessário, ou não chegam a resultados considerados satisfatórios.

 

Assim, para alcançar seus objetivos, a Rede Social utiliza-se de uma metodologia do Unicef que promove o conhecimento e o reconhecimento dos agentes sociais como parte de um único sistema. O método permite ainda que eles identifiquem problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes de suas comunidades, proponham soluções e construam um plano de ação condizente com o diagnóstico.

 

A Rede Social São Paulo é uma parceria entre empresários, entidades sem fins lucrativos e governo, criada em março de 2003 para garantir maior eficiência às políticas sociais, evitando que cada empresa, entidade ou órgão governamental atuasse de forma isolada. O primeiro compromisso assumido por seus integrantes foi implantar efetivamente no estado de São Paulo o Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Hoje, a Rede conta com mais de 100 parceiros do primeiro, segundo e terceiro setores. Entre eles, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o governo estadual, prefeituras, empresas, fundações, institutos, associações de classe, conselhos tutelares, de direitos e de assistência social, e demais órgãos identificados com a infância e adolescência.

 

No ano passado a Rede Social São Paulo realizou um piloto em 48 municípios nas regiões de Mogi das Cruzes, Santos e Sorocaba, com resultados positivos. A partir de junho, passa a atuar em 231 municípios do Estado, incluindo a capital. Ao todo serão realizados 30 encontros regionais, com duração de dois dias para realização de diagnósticos. Em seguida, serão oferecidas 120 jornadas de formação para os agentes do sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente no estado de São Paulo.

 

Local: FINTEC – Faculdade Interlagos
Endereço: Av. do Jangadeiro, 439 – Interlagos
Horário: 8h30 às 17h30

 

Para mais informações:
Telefone: (11) 3106-5888
Site: www.redesocialsaopaulo.org.br