Primeira etapa do complexo viário Jurubatuba é entregue

22/09/2006 - Capela do Socorro

Primeira etapa do complexo viário Jurubatuba é entregue

22/09/2006 - Capela do Socorro

Pela ponte será escoado o fluxo de veículos entre os bairros de Campo Grande, Cidade Ademar, Pedreira, Santo Amaro, Cidade Dutra e Grajaú, antes feito pelas pontes do Socorro e Interlagos, onde circulam mais de 15 mil veículos/h nos horários de pico.

 


Mais de 600 mil habitantes de seis bairros da Zona Sul passam a contar, a partir desta quinta-feira (21/9), com mais uma interligação viária para ajudar a desafogar o trânsito na região de Interlagos. O prefeito entregou a primeira etapa do complexo viário Jurubatuba, que inclui a ponte Vitorino Goulart da Silva.

 

Pela nova ponte será escoado o fluxo de veículos entre os bairros de Campo Grande, Cidade Ademar, Pedreira, Santo Amaro, Cidade Dutra e Grajaú, antes feito somente pelas pontes do Socorro e Interlagos, onde circulam mais de 15 mil veículos por hora nos horários de pico.

 

"Eram somente duas pontes que faziam a integração dessa parte da cidade e, a partir de agora, vai ser desafogado o tráfego intenso da região. Vamos continuar com as ações tanto no campo social como de infra-estrutura, com recapeamento, pavimentação, iluminação pública para a Zona Sul", disse o prefeito. Ele destacou que todo o complexo deverá ser concluído até o final do próximo ano, dando mais conforto e qualidade de vida à população.

 

O Complexo Jurubatuba é composto por duas pontes (ida e volta) sobre o rio Jurubatuba, com extensão de 230 metros cada e oito faixas. A obra envolve duplicação e prolongamento de avenidas, construção de acessos, canalização de córrego e execução de galerias. Nessa primeira etapa, a ponte inaugurada funcionará com duas pistas no sentido centro-bairro e duas no sentido bairro-centro.

 

Já estão prontos os acessos até a praça Automóvel Clube e ruas adjacentes (560 metros) e no sentido inverso (250 metros). A outra ponte será entregue em 2007 (segunda etapa da obra), possibilitando a circulação de veículos por quatro pistas em cada sentido. Estima-se que mais de 1.200 veículos/hora circulem pela nova ponte nos horários de pico, devendo atingir até 4.000 veículos/hora quando todo o complexo estiver concluído.

 

Além da ponte Vitorino Goulart da Silva, foram entregues o trevo das avenidas Nações Unidas, Interlagos e Miguel Yunes; parte do prolongamento e duplicação da avenida Miguel Yunes nos trechos da avenida Nações Unidas até o acesso à nova ponte (1.700 metros) e do acesso à nova ponte até a rua Tabaré (700 metros).

 

Também foram executados 213 metros de galerias do córrego Olaria (entre a av. Miguel Yunes e o canal Jurubatuba) e o pontilhão do córrego Julião, localizado na avenida Miguel Yunes, numa área de 180 metros quadrados.

 

No local, bem próximo à área onde funcionava um lixão (agora desativado), foram plantadas 314 árvores de pequeno, médio e grande porte. As obras do complexo Jurubatuba foram iniciadas em fevereiro de 2004, suspensas em outubro do mesmo ano, e retomadas em agosto de 2005.

 

Para organizar o trânsito na região, serão distribuídos 25 mil folhetos explicativos aos moradores e usuários de serviços da região. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai monitorar o trânsito no local, orientando os motoristas sobre como utilizar o novo acesso, bem como as mudanças no sentido de circulação nas ruas próximas à ponte inaugurada.

 

Participaram da entrega da obra os secretários municipais de Governo, de Infra-Estrutura Urbana e Obras, de Coordenação das Subprefeituras, de Negócios Jurídicos, de Habitação, de Planejamento, de Transportes e de Participação e Parceria, além do presidente da CET e dos subprefeitos de Santo Amaro, Capela do Socorro e Parelheiros.