Capela do Socorro completa 68 anos

No último dia 09 de outubro a Capela do Socorro completou 68 anos de vida.

A região que é formada por três distritos, Socorro, Cidade Dutra e Grajaú, tem hoje perto de 700 mil habitantes em uma área de 134 Km quadrados.

A Capela é um retrato de contrastes, se por lado tem uma beleza exuberante com muita área verde e 2 represas (Billings e Guarapiranga), por outro é também a região da cidade com o maior número de favelas e loteamentos irregulares.

A região tem orgulho dos brasileiros que vivem aqui e também dos brasileiros que adotaram a Capela como base de uma vida de sucessos. Nas águas da Guarapiranga treina o grande campeão mundial de iatismo Robert Sheidt e no duro asfalto do autódromo de Interlagos nasceram campeões como Emerson Fittipaldi e Ayrton Sena.

A região tem uma grande demanda por habitação e por infraestrutura básica como asfalto, iluminação e saneamento básico, problemas gerados pelo crescimento desordenado ocorrido a partir dos anos 60 e agravados significativamente nos anos 80, por invasões de terra patrocinadas pelos movimentos sociais de moradia e habitação. Ao mesmo tempo é também a região da cidade que mais recebe investimentos públicos que visam minimizar estes problemas. Ao longo de muitos anos e em especial nos últimos 2 anos foram investidos mais de 50 milhões de reais em urbanização de favelas pelo Programa Guarapiranga da Secretaria de Habitação, mais de 10 milhões em obras de pavimentação no Grajaú, que tem hoje quase 350km de ruas de terra batida, quase 60 milhões na construção do complexo viário Jurubatuba; e o Governo do Estado está investindo mais de 300 milhões em obras de saneamento básico através da Sabesp; e da CPTM e na construção de 3 novas estações de trens metropolitanos.

Os 68 anos da Capela do Socorro não trouxeram apenas reflexões, mas também resgatou as tradições da região.

As cocheiras realizaram uma grande cavalgada para comemorar o aniversário do Bairro e os mais de 90 anos de cavalgadas e romarias que partiam da região quando esta ainda era parte de Santo Amaro.

 As comemorações continuaram com uma missa sertaneja, apresentações musicais e um dia de diversão na praça da Av. Dona Belmira Marim, com o projeto “Praça Viva” especial de aniversário da Capela.