COMUNICADO À POPULAÇÃO “COMBATE À DENGUE”

01/03/2007 - Capela do Socorro

COMUNICADO À POPULAÇÃO “COMBATE À DENGUE”

01/03/2007 - Capela do Socorro

“É responsabilidade de todos manter a Dengue fora da nossa região. Não deixe a “Dengue Entrar!””.

A Dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas mais comuns da Dengue são: febre, dor de cabeça, dor na região dos olhos, dores nas articulações e mal estar geral. O mosquito da Dengue precisa de água limpa, parada, para sua reprodução.

Pequenos recipientes como tampinha de garrafas ou um simples plástico que acumule água de chuva, até grandes recipientes como caixa d’água ou piscinas podem ser criadouros do mosquito.

No município de São Paulo a transmissão da Dengue vem ocorrendo desde o ano de 1999 quando ocorreram apenas 2 casos adquiridos no próprio município. O maior número de casos ocorreu em 2003, 760 casos confirmados no município.

Atualmente, dos 96 Distritos Administrativos do município de São Paulo, 83 já estão infestados pelo mosquito da Dengue, incluindo os pertencentes à Subprefeitura Capela do Socorro (Socorro, Cidade Dutra e Grajaú), porém até o momento não foi registrado nenhum caso em que a transmissão tenha ocorrido na nossa própria região, no entanto temos vários casos de pessoas que viajaram para outros estados ou municípios do litoral paulista e adquiriram a doença “casos importados”. Esta situação, aliada ao grande número de moradores e alta infestação no mosquito da Dengue na nossa região, torna o risco da doença bastante preocupante.

Para que nossa região continue livre da Dengue é preciso que cada morador colabore mantendo sua casa e quintais limpos e livres de objetos ou recipientes que possam acumular água parada e que venham se transformar num criadouro do mosquito da Dengue”.

Maiores Informações ligue SUVIS - Supervisão de Vigilância Sanitária –Capela Tel: 5667-8118