Capela realiza o seminário "Qualidade de vida e inclusão social"

O evento teve palestras sobre acessibilidade da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida

No último dia 30 de março, a Subprefeitura da Capela do Socorro – CASD – Supervisão de Cultura realizou o Seminário Qualidade de Vida e Inclusão Social no teatro do SESC Interlagos.

Durante todo o dia foram apresentadas várias palestras relacionadas a acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida no mercado de trabalho. Também foi exposta toda a  mecânica dos projetos Passeando por Sampa (PPS) e Passeando por Sampa Inclui (PPSI) executados pela Supervisão de Cultura da Capela do Socorro que levam pessoas carentes e pessoas com mobilidade reduzida para passeios em pontos turístico da cidade de São Paulo.

Iniciado em 2003 os Projetos Passeando por Sampa e Sampa Inclui já levaram mais de 5 mil pessoas a diversos passeios e shows pela cidade, e o objetivo do seminário foi de aproximar cada vez mais as ações da prefeitura e investimentos realizados ao público que necessita de acessibilidade.

O Subprefeito Valdir Ferreira enalteceu a importância do trabalho realizado pela supervisão de Cultura da Subprefeitura capela do Socorro que é a responsável pelo desenvolvimento dos projetos e em especial o espírito voluntário dos profissionais que dedicam muitos de seus finais de semana em prol de uma comunidade que muitas vezes se sente excluída ou à margem da sociedade.

Valdir Ferreira aproveitou a oportunidade para homenagear as funcionárias que tocam dia a dia o PPS e o PPSI, entregando um buquê de flores a cada uma delas ao lado do Coordenador de Desenvolvimento Social Elmer Marques e do Supervisor de Cultura Paulo César Ferreira.

Os palestrantes convidados discorreram sobre vários temas, o secretário adjunto da cultura o Sr José Roberto Sadek, explicou sobre os investimentos feitos para melhorar a acessibilidade nos locais turísticos como parques, casas de shows e prédios públicos, o secretário adjunto da Secretaria de Pessoa deficiência e mobilidade reduzida o Sr. Roberto Rios, enfatizou a importância da criação desta secretaria para pensar e resolver situações que a pessoa deficiente vive atualmente, o representante da secretaria do Trabalho Carlos Eduardo de Lucca,  ressaltou a abertura de mercado de trabalho para o deficiente, cursos de capacitação e a questão da responsabilidade social das empresas, Marina Bragante da Secretaria Municipal de Assistência Social explicou sobre o Programa Ação Família e o engenheiro José Renato da secretaria de Subprefeituras abordou o tema de calçadas com o Projeto Passeio Livre.

Entre as atrações que abrilhantaram o seminário participaram os músicos Rafael Renneberg e Paulo Boa Vista, o happer Ivan, os alunos da SOBEI Montanaro, Alexandre Curvelo autor do logo do projeto Passeando por Sampa, HP Academia com distribuição de bolsas, SP Market com distribuição de brindes, fundação Mokiti OkadaMiltes Rosatti recitando poesia, apresentação do balé do Clube dos Paraplégicos, CEFAI – Capela do Socorro, Unisa - com trabalho de hidroterapia, Inside, SESC – São Paulo, Sptrans/Atende, Viação Cidade Dutra e aos eternos voluntários Claudio Jerônimo, Léia Costa  e Flávio Munhoz.

Na cerimônia a comunidade participante do projeto entregou uma carta de intenções endereçada aos agentes do poder público com uma série de sugestões e observações a respeito da acessibilidade na cidade de São Paulo.