Implantação do Programa de Qualidade 5S mobiliza funcionários da Subprefeitura da Capela do Socorro

No último dia 12 de junho a Subprefeitura Capela do Socorro foi marcada com a mobilização dos funcionários na implantação do Programa de Qualidade na Gestão 5S.

Com o objetivo de melhorar o atendimento à população, a Secretaria de Subprefeituras colocou em ação o programa Gestão da Qualidade – Programa 5S prevendo uma série de ações em etapas para melhorar o ambiente de trabalho, a disposição dos funcionários e eliminação de processos, entre outros.

O Programa 5S tem como lema; liberar área, organizar, manter limpo o local, uma boa saúde e disciplina, a mobilização conjunta dos funcionários, foi tão positiva que o Sr. José Levindo, servidor há 22 anos, afirma: “Essa é uma ação necessária e positiva pois envolve todos os funcionários, e no primeiro dia já deu para sentir a melhora dos ambientes com a retirada de materiais em desuso, já separei todo meu material de trabalho e já percebi que a organização facilitará no meu dia-a-dia de trabalho”.

Neste dia além das atividades habituais, os funcionários tiveram uma nova tarefa; praticar o senso de descarte e liberação de área, descartando várias toneladas de materiais e equipamentos que não estavam sendo utilizados.

Os servidores não economizaram na organização das áreas, jornais, papéis, armários, cadeiras, telefones, mesas, pastas, entre outros equipamentos foram retirados das áreas e encaminhados para um local apropriado para o descarte.

O Programa 5S é uma prática desenvolvida no Japão que ensina bons hábitos e eliminação de desperdícios, perdas e já foi implantado em empresas como Correios, Polícia Militar, Serasa, Sabesp, Furnas, Petrobrás e muitas outras; modernizando o sistema de gestão para aumentar a satisfação da população com o serviço público.