Pró-menino discute o trabalho infantil

Conheça o projeto

A parceria entre os Programas "São Paulo Protege", da Secretaria Municipal de Assistência e desenvolvimento Social – SMADS com o "Pró menino" da Fundação Telefônica realizaram um encontro de mobilização e capacitação.

 

Com o tema "TRABALHO INFANTIL NÃO É BRINCADEIRA" o contexto do encontro foi à atuação do Programa Pró-menino que atua nas cidades de Bauru, Ourinhos, Santos, Sumaré e São Paulo – nas regiões de Grajaú e M’Boi Mirim.

 

O Pró-menino tem como objetivo a promoção da defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, tendo a escola como foco prioritário de atenção. Este programa divide-se em quatro frentes:

 

      - Combate ao trabalho infantil
      - Rede de atenção à criança e ao adolescente
      - Jovens em conflito com a lei
      - Pró-Menino / RISolidária
 

 

O encontro aconteceu no Clube Atlético Indiano, localizado na Av. Francisco Nóbrega Barbosa, nº 411, e focou a capacitação dos técnicos que trabalham com estas crianças e adolescentes.

 

O evento funcionou como uma troca de experiências entre os agentes que trabalham nestas diferentes cidades do estado de São Paulo.

 

Pensando na grande necessidade de combater o problema do trabalho infantil a Prefeitura de São Paulo também criou ações e projetos como por exemplo o "São Paulo Protege", que deu larga escala para tirar as crianças das ruas.

 

Dentro deste programa esta a campanha "Dê mais que esmola. Dê futuro", que por meio de sua Comissão de Projetos Sociais, também a sociedade a fazer doações financeiras ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD).

 

No Pró-menino as famílias das crianças e adolescentes atendidos receberam bolsa-auxílio e podem participar de programas de capacitação profissional.