Prefeito entrega avenida Miguel Yunes, no complexo Jurubatuba

30/07/2007 - Capela do Socorro

Prefeito entrega avenida Miguel Yunes, no complexo Jurubatuba

30/07/2007 - Capela do Socorro

Com cerca de 600 mil habitantes na região, as pontes existentes não atendiam mais ao número de veículos, formando grandes congestionamentos nas avenidas Interlagos, Nações Unidas e Nossa Senhora do Sabará. São mais de 7 mil veículos por hora no horário de pico.

 

Numa manhã de muito frio na cidade, o prefeito de São Paulo, acompanhado do secretário de Infra-Estrutura Urbana e Obras, liberou neste sábado (28/07) o trânsito na avenida Miguel Yunes, que pertence ao complexo viário Jurubatuba e engloba mais de 3,5 quilômetros de novas vias, acessos, pontes, canalizações, e pontilhões.

 

"É uma das obras mais importantes aqui na Zona Sul e, assim, uma das obras mais importantes da cidade nesta gestão. São duas avenidas importantes, a Sabará e a Interlagos, que se integram no plano diretor de investimentos de São Paulo, realizado com muito cuidado para que os investimentos de infra-estrutura se realizem compatibilizados com a importância dos investimentos na qualidade de vida, como as áreas da Saúde e da Educação", explicou o prefeito. "A partir de agora nós teremos uma melhoria nas condições de trânsito da região. A expectativa é encerrar as obras e entregar o complexo Jurubatuba completo ainda nesta gestão", concluiu.

 

A avenida liberada possui 2,4 quilômetros duplicados, com duas pistas de 10,5 metros de largura cada, onde serão distribuídas três faixas no sentido Centro/Bairro e quatro faixas em sentido oposto, com 96 luminárias, canteiro central, sinalização de chão, semáforos, e trevos que escoarão, à partir de agora, cerca de 4 mil veículos por hora no horário de pico, entre os bairros de Cidade Dutra, Grajaú, Pedreira, Campo Grande, Cidade Adhemar, Santo Amaro, Eldorado, melhorando o acesso às avenidas Nações Unidas, Robert Kennedy, Nossa Senhora do Sabará e Marginal Pinheiros. Este conjunto de obras tem um investimento de R$ 128 milhões.

 

Em setembro de 2006, a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb) entregou parte da avenida Miguel Yunes, na forma de uma pista que vem sendo utilizada pelos veículos nos dois sentidos, até o trevo de acesso à nova ponte Vitorino Goulart. A pista entregue hoje, com 700 metros, acessando a avenida Nossa Senhora do Sabará, completa a duplicação da avenida Miguel Yunes. A avenida tinha apenas uma pista, com duas faixas de rolamento (uma por sentido), que eram utilizadas por caminhões de lixo em direção ao antigo aterro de Santo Amaro. A via estava praticamente sem asfalto, sem iluminação e sinalização. Quando o aterro de Santo Amaro foi desativado, começaram a surgir os estudos para utilização daquela área, culminando no projeto do complexo viário Jurubatuba.

 

Com cerca de 600 mil habitantes na região, as pontes existentes não atendiam mais ao número de veículos, formando grandes congestionamentos nas avenidas Interlagos, Nações Unidas e Nossa Senhora do Sabará. São mais de 7 mil veículos por hora no horário de pico. A ponte do Socorro, outro acesso entre estes bairros, por onde circulam cerca de 8 mil veículos/hora no horário de pico, também permanecia congestionada.

 

As obras do complexo viário Jurubatuba foram iniciadas e em seguida suspensas em 2004. Em agosto de 2005, a atual administração retomou as obras com o objetivo de construir duas pontes sobre o rio Jurubatuba, os acessos entre os bairros, a duplicação da avenida Miguel Yunes, a recuperação e construção dos pontilhões, a canalização de trechos do córrego Olaria e do córrego IV Centenário, além de uma nova avenida, na região de Cidade Dutra, que dará acesso à nova estação de trens da CPTM - Estação Autódromo, atualmente em construção.

 

Em 21 de setembro de 2006, foi inaugurada a primeira etapa das obras, o que minimizou o volume de carros na avenida Interlagos. Na ocasião foram liberados ao trânsito uma pista da avenida Miguel Yunes e trechos da segunda pista, o trevo de acesso e a nova Ponte Vitorino Goulart bem como os ramos de acesso ao bairro. A ponte passou a ser utilizada nos dois sentidos, por onde circulam cerca de 2 mil veículos.

 

A nova avenida IV Centenário deverá estar pronta até o final deste ano. A avenida está em obras, com a canalização de mais de 800 metros do córrego. Esta obra depende da remoção de mais 30 famílias alojadas às margens do córrego IV Centenário. Até agora 120 famílias já foram remanejadas. Esta nova avenida irá melhorar o acesso do bairro de Cidade Dutra e Grajaú à nova ponte Vitorino Goulart. A segunda ponte estará em obras em 2008.

 

O complexo viário Jurubatuba já plantou mais de mil mudas de espécies de espécies de árvores, como compensação ambiental à obra, e tem cuidado do saneamento dos córregos do entorno.

 


Dados técnicos dos trechos do complexo que foram inaugurados em 21 de setembro de 2006:

 

- A ponte Vitorino Goulart tem 230 metros, vão central de 100 metros, e largura de 14 metros, com calçadas de 1,5 metro, protegidas por defensas de concreto (New Jerseys).

 

- O acesso denominado Ramo D, tem extensão de 300 metros, uma pista de sete metros, calçadas de 1,5 metro, interligando os veículos do bairro através da rua Raimundo Lopes sentido nova ponte.

 

- O acesso denominado Ramo C, que interliga a nova Ponte com o bairro de Cidade Dutra, tem 560 metros, uma pista de sete metros e calçadas de 1,4 metro.

 

Acompanharam o prefeito nesta inauguração o bispo de Santo Amaro Dom Fernando Figueiredo, o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego, os subprefeitos de Cidade Ademar, de Campo Limpo, de Capela do Socorro,de Parelheiros e de Santo Amaro, além do presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Antonio Carlos Caruso.