Mutirão de limpeza das Margens da Represa Guarapiranga

13/09/2007 - Capela do Socorro

Mutirão de limpeza das Margens da Represa Guarapiranga

13/09/2007 - Capela do Socorro

Atividade contará com a participação da Sabesp, Prefeitura de São Paulo, Ong’s, Grupo de Escoteiros, Escolas Municipais e Comunidades locais. A participação popular é importantíssima nesse processo, por isso, quem desejar poderá fazer parte dessa importante ação de conscientização e respeito ao meio ambiente.

 

A Prefeitura Municipal de São Paulo e a Sabesp trabalharão, mais uma vez, juntas para beneficiar as condições ambientais da cidade e, conseqüentemente, melhorar a qualidade de vida de toda a população paulistana. De 12 a 21 de setembro serão limpos mais de 10 km de margens da represa Guarapiranga entre a foz do córrego São José e as comportas da barragem no bairro do Socorro.

 

Aproveitando o momento de maior baixa no nível da represa, que normalmente acontece neste mês de setembro, quatro equipes de limpeza da prefeitura e técnicos da Sabesp participarão de uma ação intensiva de limpeza e estarão utilizando pelo menos 4 caminhões e 2 tratores para a retirada dos materiais recolhidos. Além de limpar as áreas públicas no entorno da represa será também feito um trabalho de conscientização com proprietários de terrenos nas margens para eles colaborem com a limpeza e para isto a Prefeitura disponibilizará 20 containeres durante os dias da ação para que o lixo recolhido pelas comunidades possam ser depositados e posteriormente coletados pelas equipes de limpeza. Os pontos de coleta estarão sinalizados por faixas a partir deste final de semana.

 

A principal atividade será o Mutirão de Limpeza das Margens da Represa, que acontecerá em 15/9 e que pretende retirar o além do lixo flutuante nas águas e boa parte da carga poluidora depositada nas margens da Guarapiranga, em um trecho equivalente a um quilômetro (entre a barragem - bairro de Socorro - até a foz do córrego São José - bairro de Cidade Dutra).

 

Conscientizar a população sobre a necessidade de se preservar os recursos hídricos e o meio ambiente e fazer com que as comunidades trabalhem em conjunto com o poder público, também, faz parte dessa movimento. Por isso, além de envolver organizações não-governamentais, grupos de escoteiros, escolas municipais da região e a comunidade em geral, qualquer cidadão poderá participar do mutirão e contribuir, assim, com a despoluição da represa.

 

Sabesp e prefeitura atuarão em duas frentes. A mais importante empresa de saneamento da América Latina ficará com a responsabilidade de retirar a carga poluidora localizada nas águas, por meio de máquinas específicas, como dragas; e a prefeitura municipal fará a limpeza do entorno das margens e disponibilizará caminhões de lixo para destinação dos materiais que forem retirados da represa.

 

Esta iniciativa integra o Projeto Defesa das Águas - um conjunto de medidas da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado para: controlar, recuperar e urbanizar os mananciais Guarapiranga, Billings e seu entorno (na Zona Sul) e das matas, córregos e nascentes, na Zona Norte.

 

A parceria para a limpeza da Guarapiranga já existe desde março deste ano com barcos que recolhem diariamente o lixo flutuante da represa que posteriormente é recolhido por equipes da Limpurb e desde o início de agosto 4 equipes da subprefeitura fazem o recolhimento do lixo das margens recolhendo até hoje mais de 100 toneladas de lixo.

 

Para se ter uma idéia da influência de alguns objetos jogados na natureza e o tempo que cada um leva para se decompor:

 

 


EVENTO:
Mutirão de Limpeza das Praias da Represa Guarapiranga - dia 15/9, a partir das 9h.
Ponto de encontro no Batalhão do Corpo de Bombeiros na Avenida Robert Kennedy nº 3.686 - Bairro de Socorro.