Mutirão de limpeza neste sábado reúne 200 pessoas nas margens da Represa Guarapiranga

14/09/2007 - Capela do Socorro

Mutirão de limpeza neste sábado reúne 200 pessoas nas margens da Represa Guarapiranga

14/09/2007 - Capela do Socorro

Parceria da Prefeitura e Sabesp com apoio de ONGs, dos Escoteiros e de comunidades locais servirá para a retirada do lixo flutuante e os espalhados nas margens da Represa Guarapiranga. Desde o início do ano, já foram recolhidas 200 toneladas de detritos dali; população está convidada para participar da ação de despoluição da represa.

 


Neste sábado, dia 15 de setembro, a Secretaria das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura da Capela do Socorro e a Sabesp, com apoio da comunidade da região, reúnem forças para melhorar as condições ambientais da cidade em um grande mutirão de limpeza nas margens da Represa Guarapiranga. As ações começam às 9 horas, no Corpo de Bombeiros na avenida Robert Kennedy (veja serviço abaixo), de onde sairão aproximadamente 150 participantes da comunidade local, alem do efetivo de 26 funcionários da Subprefeitura e da Sabesp. A participação é livre e aberta a todos que quiserem colaborar com a operação de limpeza, que acontece das 9 às 13 horas.

 

A operação deste sábado irá retirar o lixo flutuante e aquele acumulado nas margens com o objetivo de diminuir a carga poluidora da Represa Guarapiranga, um dos mais importantes mananciais de São Paulo. Serão utilizados quatro caminhões - um munk, um carroceria e dois compactadores de lixo -, três barcos, duas máquinas retroescavadeiras e 20 containeres para colocação do volume recolhido. De março a setembro, foram retiradas cerca de 200 toneladas de lixo do local. Desde o último dia 12, quando a limpeza foi intensificada pela parceria da Prefeitura com a Sabesp, já se chegou a um volume de 66 toneladas de lixo. "A retirada do lixo das águas e das margens da Represa Guarapiranga é um dos passos da Prefeitura para ajudar na despoluição das águas que abastecem a cidade. Esta iniciativa chega como um complemento à Operação Defesa das Águas", afirma o secretário das Subprefeituras Andrea Matarazzo.

 

A ação intensiva de limpeza deverá se estender até o próximo dia 21, totalizando mais de 10 quilômetros de margens da Represa Guarapiranga entre a foz do córrego São José e as comportas da barragem no bairro do Socorro. A Subprefeitura da Capela do Socorro tem realizado um trabalho de conscientização junto aos moradores e proprietários de terrenos nas margens para que colaborem com a limpeza do local. A Prefeitura mantém, nos outros dias da ação, os 20 containeres, onde o lixo recolhido pela comunidade deve ser depositado.

 

Conscientizar a população sobre a necessidade de preservar os recursos hídricos e o meio ambiente e reunir forças para que as comunidades e o poder público trabalhem juntos é mais um objetivo deste movimento. Por isso, além de envolver organizações não-governamentais, grupos de escoteiros, escolas municipais da região e a comunidade em geral, qualquer cidadão pode participar do mutirão, indo ao local e contribuindo, assim, com a despoluição de sua cidade.

 


Duas frentes de trabalho

 

A Sabesp fica com a responsabilidade de retirar a carga poluidora localizada nas águas, por meio de máquinas específicas, como as dragas e a Prefeitura realiza a limpeza do entorno das margens. Esta iniciativa integra o Projeto Defesa das Águas - um conjunto de medidas da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado para: controlar, recuperar e urbanizar os mananciais Guarapiranga, Billings e seu entorno (na Zona Sul) e das matas, córregos e nascentes, na Zona Norte.

 


Locais fixos de coleta de lixo, com 20 contêineres, onde a população poderá despejar o lixo:

1 - Barragem (Av. Robert Kennedy)
2 - Corpo de Bombeiros (Av. Robert Kennedy)
3 - Praia da Lola (Av. Robert Kennedy)
4 - Cecco Interlagos (Av. Robert Kennedy)
5 - Cocheiras do Castelo (Rua Forte George)
6 - Foz do Córrego São José (Avenida Frederico René de Jaegher)

 

Para se ter uma idéia da influência de alguns objetos jogados na rua, veja o tempo que cada um dos seguintes objetos leva para se decompor: