Realizada vistoria final do CEU Vila Rubi, complexo educacional de 12 mil m² na Zona Sul

26/09/2007 - Capela do Socorro

Realizada vistoria final do CEU Vila Rubi, complexo educacional de 12 mil m² na Zona Sul

26/09/2007 - Capela do Socorro

Foi realizada nesta semana a vistoria final nas obras do CEU (Centro Educacional Unificado) Vila Rubi. Os trabalhos foram concluídos e o complexo educacional está pronto para ser integralmente usado pelos 1.851 alunos das três escolas municipais existentes no equipamento. O CEU Vila Rubi é o primeiro entregue pela atual administração. Foi projetado em formato diferenciado que permite mais funcionalidade entre os blocos educacionais, esportivo e cultural.

 

"Mais um CEU, mais um avanço na melhoria da qualidade de ensino na nossa Cidade", afirmou o prefeito. O Vila Rubi fica na rua Domingos Tarroso, 101, esquina com a avenida do Arvoreiro, na região da Capela do Socorro, Zona Sul. Vai ser oficialmente inaugurado em 29 de setembro. O novo equipamento começou a ser construído em janeiro de 2006. Tem área construída de 12 mil m² e foi erguido em terreno do tamanho de um campo de futebol.

 

O bloco educativo é composto por três unidades de ensino: Centro de Educação Infantil (CEI), Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). São 1.213 vagas oferecidas na EMEF, que ampliou de 12 para 20 o número de salas, de forma a abrigar todos os alunos que iniciam os estudos na EMEI do CEU. Para essa faixa etária, são oito salas em funcionamento com 428 alunos. No CEI são sete salas de aulas e dois berçários, onde são atendidas 210 crianças.

 

As aulas nessas três unidades começaram em fevereiro. Pelo novo projeto dos CEUs, a disposição dos blocos é diferente em relação às unidades construídas anteriormente. Agora, os CEIs ocupam o pavimento térreo, garantindo maior segurança às crianças menores. Elas não precisam mais utilizar escadas para acessar o pavimento superior. Além disso, os CEIs ganharam espaços maiores e mais qualificados.

 

Nos novos CEUs, o número de vagas nas EMEFs também foi ampliado para que todos os alunos que ingressem no CEI e na EMEI possam prosseguir os estudos na mesma unidade. Cada CEU oferece 2.600 vagas. Além disso, as salas de aula e demais espaços são dotados de mais luminosidade e ventilação, e as áreas mais planas facilitam a circulação. As entradas dos prédios educacionais são independentes, divididas por etapas, facilitando o acesso dos alunos.

 

O CEU Vila Rubi foi apresentado nesta sexta-feira ao prefeito pelos operários responsáveis pela obra. O Prefeito congratulou-se com os trabalhadores, que foram os primeiros a ver o teatro que construíram em funcionamento. São cerca de 150 operários, muitos deles moradores do entorno do CEU e cujos filhos estudam no complexo. Kassab almoçou ao lado de dois operários.

 


Bloco Esportivo e Cultural

 

O prefeito conferiu a finalização das obras da biblioteca, telecentro, bloco administrativo e do Bloco Esportivo e Cultural (BEC). Para as atividades esportivas, são oferecidas três piscinas (semi-olímpica, recreativa e infantil), quadra poliesportiva aberta, quadra poliesportiva coberta com piso flexível e duas canchas de bocha. Para as atividades culturais há salas de recreação, dança, música e anfiteatro com 400 lugares, equipado com cabine de projeção e palco revestido com madeira. Todos os espaços, inclusive o anfiteatro, permitem acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

 

De acordo com o secretário municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras a modificação dos projetos para construção dos novos CEUs resultou em redução média de 15% nos custos. Isso representa economia de cerca de R$ 3 milhões nas obras.

 

Para o secretário municipal de Educação o Vila Rubi representa um avanço. "Nossa decisão foi priorizar a construção e o funcionamento das escolas, que são o coração do CEU, enquanto as obras dos módulos culturais prosseguiam. Com isso foi possível melhorar o atendimento às crianças e jovens da comunidade, eliminar o terceiro turno em algumas escolas e ampliar a carga horária das escolas vizinhas para cinco horas de aula por dia", explicou Schneider.

 

O secretário adiantou os novos CEUs que devem ser entregues até o final deste ano: CEU Jaçanã/Tremembé, na Zona Norte; CEU Água Azul, em Guaianases, e CEU Azul da Cor do Mar, em Itaquera, ambos na Zona Leste.