Subprefeitura doa material e sementes para hortas comunitárias na região

03/12/2007 - Capela do Socorro

Subprefeitura doa material e sementes para hortas comunitárias na região

03/12/2007 - Capela do Socorro

A idéia do programa de hortas comunitárias é incentivar  o desenvolvimento sustentável e garantir um bom uso de terrenos abandonados pela cidade e que são utilizados de forma irregular como depósitos de lixo.

O Programa Agricultura Urbana esta atuando nas 31 Subprefeituras de São Paulo e agora é a hora da Capela do Socorro.

5 representantes de associações e escolas da região receberam da Subprefeitura o apoio material para o cultivo de hortas em locais previamente escolhidos entre os gestores do programa e os interessados em realizar o cultivo de alimentos.

Participaram da entrega a Associação Comunitária Jd. Edilene, a Associação Chácara do Conde, a NSE (Núcleo Sócio Educativo) Jd. Autódromo, a Creche Jd. Clipper e o Sr. José Ramos da Silva que cultiva uma horta nos fundos da escola Jerônimo Monteiro.

 “Não é apenas a Horta é inclusão social, é uma terapia ocupacional para os idosos, uma atividade sadia para as crianças e adolescentes”, afirma o chefe de gabinete da Subprefeitura.

Além do chefe de gabinete da Capela do Socorro estavam presentes a coordenadora de CASD (Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social) os responsáveis pelo programa na Secretária de Subprefeituras que e a gestora local que é a responsável pela implantação na região da Subprefeitura.

Voluntários, alunos, pais e mestres trabalharão juntos nas hortas que serão feitas a partir da entrega deste material, entre outras ferramentas foram distribuídas pás, mangueiras, sementes e rastelos.

Foram feitas parcerias também com a USP que fornece o adubo e com a Universidade Cantareira que faz a analise de água e solo.

Algumas hortas, como a do Sr. José Ramos da Silva e da Associação Chácara do Conde, já estão funcionando e as frutas e legumes são doados para as escolas e creches da região. Os moradores e voluntários também recebem uma parte dos alimentos.

 “A comunidade só tem a agradecer”, elogia o vice-presidente da associação do Jd. Edilene, José Fernando de Deus.

Para quem tiver interesse em conseguir o apoio para a criação de novas hortas em terrenos já pertencentes ao interessado basta procurar a funcionária de CASD/GAB Maria Sonia Santiago no telefone 5523-9255.