Prefeitura demole construções de comércio irregular na Represa Guarapiranga

09/01/2008 - Capela do Socorro

Prefeitura demole construções de comércio irregular na Represa Guarapiranga

09/01/2008 - Capela do Socorro

A Subprefeitura de Capela do Socorro demoliu nesta terça-feira (8) duas construções utilizadas como depósito de bebidas e dormitório de comerciantes irregulares na chamada "Praia da Lola", na represa Guarapiranga, Zona Sul. As demolições fazem parte da Operação Defesa das Águas, um conjunto de ações integradas da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado para proteção dos mananciais que abastecem a Cidade.

 

Situação antes da intervenção

 

Estas e outras duas construções demolidas anteriormente eram utilizadas como pontos de venda de alimentos e bebidas aos freqüentadores daquela praia na represa que, aos finais de semana de verão, recebe mais de 5 mil banhistas oriundos de vários bairros da Zona Sul de São Paulo. Devido à sua importância turística, o local será transformado pela Prefeitura de São Paulo em parque municipal ainda este ano.

 

Situação depois da intervenção

 

Estas demolições, bem como outras que estão acontecendo ao longo da avenida Robert Kennedy, que margeia a represa Guarapiranga, têm o objetivo de resgatar as áreas de proteção ambiental que vinham sendo ocupadas ilegalmente em sua grande maioria para a exploração de comércios irregulares. Essas áreas estão sendo revitalizadas e passarão a oferecer novas opções de entretenimento e pontos de comércio regulamentados de acordo com a lei.

 

A deflagração da Operação Defesa das Águas, em março de 2007, propiciou uma grande parceria entre os órgãos de segurança pública, fiscalização ambiental e das administrações do Município e do Estado, o que gerou uma forma única de entendimento das legislações ambientais em vigor nas três esferas de governo. E é o irrestrito cumprimento desta legislação ambiental que está sendo aplicado conjuntamente pelo Estado e pela Prefeitura de São Paulo, criando as condições para que as construções em situação irregular ou com uso indevido possam ser demolidas nas áreas de proteção aos mananciais das represas Guarapiranga e Billings.

 

A ação desta terça-feira teve a participação de 35 operacionais da Subprefeitura, quatro fiscais da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e da Subprefeitura de Capela do Socorro; 27 guardas ambientais e dois agentes da Delegacia de Crimes Ambientais da Polícia Civil, auxiliados por três caminhões.