TODOS ABRAÇANDO À REPRESA GUARAPIRANGA

02/06/2008 - Capela do Socorro

TODOS ABRAÇANDO À REPRESA GUARAPIRANGA

02/06/2008 - Capela do Socorro

Foi realizado neste domingo (1º) da 3ª edição do Abraço Guarapiranga, que abre as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

O Abraço Guarapiranga 2008 aconteceu simultaneamente em três pontos diferentes ao redor da represa: na Barragem da Guarapiranga (Capela do Socorro), local visitado pelo prefeito, no Parque Ecológico da Guarapiranga (Jardim Ângela), e no Solo Sagrado (Parelheiros). O evento, organizado pelo Instituto Sócio-Ambiental – ISA com o apoio da Prefeitura de São Paulo e busca combater a degradação do manancial e garantir a preservação das fontes de água da Capital.
 
A Guarapiranga é um dos principais mananciais da Região Metropolitana de São Paulo, drena uma área total de 63.911 hectares. Abastece 3,8 milhões de pessoas residentes na zona sudoeste da Capital paulista, incluindo as regiões de Santo Amaro, Morumbi, Pinheiros e Butantã. Por conta da degradação da represa e dos mananciais da região metropolitana, foi criado em março de 2007 a Operação Defesa das Águas, um conjunto de medidas realizadas pela Prefeitura e pelo Governo do Estado com a finalidade de salvar e proteger os mananciais de água que abastecem a população.
 
Dentro das ações realizadas pela Operação Defesa das Águas, destacam-se: o congelamento das invasões, o saneamento dos córregos que chegam a represa e a criação de parques em suas margens como as mais importantes iniciativas da Prefeitura na Guarapiranga.
 
A contenção das invasões motivou a criação da Guarda Ambiental, inserida na Guarda Civil Metropolitana, com 260 guardas atuando na proteção tanto da Guarapiranga como da represa Billings. A Guarda protege esses locais das invasões, que no passado eram muito freqüentes, mas que hoje cessaram, graças também a vôos semanais de helicóptero, para obter um diagnóstico atualizado da situação, e ao envolvimento da comunidade.
 
A Prefeitura realiza também ações conjuntas de saneamento dos córregos que deságuam na Guarapiranga. Em parceria com o governo do Estado, até o final deste ano 70% da carga poluidora da represa será eliminada. Isso irá mudar de forma significativa a qualidade da água e vai reduzir a necessidade de tratamento químico que a Sabesp tem de fazer atualmente.
 
Outra medida importante de defesa da represa foi à criação de parques no seu entorno. O parque da Barragem da Guarapiranga, onde ocorreu o abraço, é um desses espaços recém criados. Com 300 mil metros quadrados de espaço para a população, entre 2.400 árvores que começaram a ser plantadas neste domingo, que poderá aproveitá-lo para fazer caminhadas, andar de bicicleta e brincar com os filhos no parquinho. Também foram criados os parques do Castelo, São José e Nove de Julho, que somarão junto com o da Barragem, 1 milhão de metros quadrados. Além disso, será implantada a Praia Parque de São Paulo, ao longo da represa, na avenida Robert Kennedy, onde já foram desapropriados 107 mil metros quadrados, derrubando muros que isolavam a represa.
 
Durante a celebração do Abraço, aconteceram regatas na represa, com a participação de alunos do programa Revelar, da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação. Inserido no projeto Clube Escola, o programa ensina crianças a praticar esportes náuticos, como a vela.