Programação de Julho/09 - Cineclube Grajaú

Confira os eventos do mês

Semana de 02 a 05.07.09

Quinta-feira à Domingo às 16h

 

Por Água Abaixo (Flushed Away, EUA, Animação, 90 min).

 

Um rato de estimação tenta enganar um rato de esgoto e acaba sendo jogado na privada da casa em que mora. Preso no esgoto, ele busca agora uma forma de retornar ao seu lar. Com vozes de Hugh Jackman, Kate Winslet, Jean Reno, Ian McKellen e Bill Nighy.

 

Direção: David Bowers e Sam Fell

 

 

 

De Quinta à Domingo às 18h

 

A Guerra do Fogo (La Guerre du feu, 81, FRA/CAN) ·

Dir.: Jean-Jacques Annaud.

Com: Everett McGill, Rae Dawn Chong, Ron Perlman, Nameer El Kadi.

 

Sinopse:

A reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo. A saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh encontra três outras tribos, cada uma num estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.

 

CURIOSIDADES: - Os sons guturais e a linguagem embrionária de "A Guerra do Fogo" são criações do escritor Anthony Burgess, de "Laranja Mecânica".

 

- A expressão corporal e os gestos foram criados por Desmond Morris, de "O Macaco Nu".

 

- O projeto do filme levou quatro anos para ser concluído, três somente para pesquisas e um para as filmagens, realizadas na Escócia, Quênia e Canadá.

 

- A história ambientada há 80 mil anos, é uma mistura de ficção científica e aventura, mas sem utilizar palavras, apenas grunhidos, música e imagens.

 

- O filme recebeu o Oscar de maquiagem, criada por Christopher Tucker com efeitos especiais de Stéphan Dupuis.

 

Sábado e Domingo às 14h

 

Os Três Cangaceiros (Br, 1959, comédia, 102 minutos)

Direção: Victor Lima

Com: Ronald Golias, Ankito e Grande Otelo

 

Sinopse:

Cidadezinha é invadida por cangaceiros que sequestram a filha de um ricaço e outras garotas. É montada uma volante para o resgate, mas três moradores do local, os mais medrosos, resolvem se transformar nos três mosqueteiros mais engraçados da história do cinema.

 

Semana de 09 a 12 de Julho

 

Quinta-feira à Domingo às 16h

 

Madagascar 1

MADAGASCAR conta a história de um grupo de animais que vivem uma vida cheia de regalias no Zoológico do Central Park de Nova York. Tudo vai muito bem, até um dos animais desaparecer e os outros fogem do zoológico para encontrá-lo. Depois de criarem um grande tumulto na cidade, um grupo de defensores dos direitos dos animais resolvem mandar os bichos de volta pra África, mas um acidente no meio do caminho faz os animais chegarem até a ilha de Madagascar. Agora, os bichos urbanos terão que se adaptar ao ambiente selvagem, totalmente diferente da boa vida que levavam no zoológico.

 

Quinta a Domingo às 18h

 

LUZES DA CIDADE (City Lihts, 1931)

 

Roteiro, Direção, Produção, Música e Montagem: Charles Chaplin.

Sinopse
Após se apaixonar por uma florista cega que acredita que ele seja um milionário, um vagabundo tenta conseguir o dinheiro necessário para que ela faça uma operação que a permita voltar a enxergar. Dirigido e estrelado por Charles Chaplin.

Com: Charles Chaplin , Virginia Cherrill, Florence Lee e Harry Myers.

 

Sobre o filme:

 

- Charles Chaplin rodou 342 vezes a cena em que o vagabundo compra uma flor da florista cega. O motivo de tantas repetições foi que Chaplin não conseguia encontrar um modo satisfatório de mostrar que a florista achava que o vagabundo era na verdade um milionário.

- Perto do fim das filmagens Chaplin demitiu a atriz Virginia Cherrill após ela chegar atrasada aos sets de filmagens. Era intenção de Chaplin rodar novamente todas as cenas de Cherril com a atriz Georgia Hale em seu lugar. Chaplin chegou a rodar algumas cenas com Georgia Hale, mas logo percebeu que se fosse rodar todas as cenas já prontas novamente teria um custo
adicional que levaria sua produtora à falência. Deste modo ele decidiu por recontratar Cherrill, que apenas aceitou retornar ao trabalho após ganhar um aumento de 100% do seu salário.

  

Sábado e Domingo às 14h

 

Lisbela e o Prisioneiro (Br, comédia, 110 min. 2003)

 

Direção: Guel Arraes

Elenco
Selton Mello, Débora Falabella, Marco Nanini, Virginia Cavendish e Bruno Garcia.

Sinopse
Lisbela é uma moça que adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade de Lisbela. Após se conhecerem eles logo se apaixonam, mas há um problema: Lisbela está noiva. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador que está atrás de Leléu, devido a ele ter se envolvido com sua esposa.

 

 

Semana de 16 a 19/julho - 09

 

Quinta a domingo às 16h

 

Tati, a Garota (Br, Drama, 87 min. 1973)

 

Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Miguel Borges e Bruno Barreto

Elenco
Dina Sfat, Daniela Vasconcelos, Hugo Carvana, Wilson Grey, Vanda Lacerda, Zezé Macedo.

Sinopse
Os problemas de uma mãe solteira (Dina Sfat) que sai da Penha e vai morar em Copacabana com Tati (Daniela Vasconcelos), sua filha de seis anos, que sempre quer saber quem é seu pai. Neste recomeço a falta de dinheiro deixa a mãe em sérias dificuldades, que a faz tomar medidas extremas.

 

Quinta a domingo às 18h

 

Acordei Cedo no Dia da Minha Morte

(I Woke Up Early the Day I Died) – EUA, 2002)

 

Direção: Aris Iliopulos
Roteiro: Ed Wood

Com: Billy Zane, Will Patton, Christina Ricci, Ron Perlman.

 

Sinopse:

Após fugir de um sanatório usando as roupas de uma enfermeira, um homem rouba uma financeira e mata um de seus funcionários.

 

Sobre o filme:

 

Assisti esse filme apenas uma vez e bastou para eu ama-lo!!!!! Ri muitooo, e o fato de não ter dialogo deixa mais divertido, você faz a fala da personagem!!!

 

 

Sábado e Domingo às 14h

 

Bancando o Águia (Sherlock Jr., EUA, 1924).

Roteiro, Direção e atuação: Buster Keaton

 

Sinopse:

Um humilde projecionista de cinema está estudando dicas para tornar-se um detetive, quando apaixona-se por uma garota. O problema é que há outro sujeito mau caráter também atrás dela. Quando este outro sujeito comete uma injustiça que faz a garota se afastar do projecionista, este descobre, em sonho, um modo de desmascarar o outro Ele entra no filme e passa a viver sua aventura como as habilidades do "melhor detetive do mundo" - Sherlock Jr.

 

Este filme é uma das obras-primas do genial Buster Keaton. Para alguns críticos ele foi melhor que Chaplin!

 

Semana de 23 a 26 de julho - 09

 

Quinta à Domingo às 16h


A Última Loucura de Mel Brooks (Silent Movie, EUA, 1976) Roteiro e Direção: Mel Brooks.

 

Com: Mel Brooks, Marty Feldman, Dom DeLuise, Burt Reynolds, James Caan, Liza Minelli, Paul Newman, Anne Bancroft.

Sinopse:
Nesta hilariante comédia, Mel Brooks faz o papel de um diretor de cinema que tem a brilhante idéia de fazer um filme mudo nos dias atuais para tentar salvar o estúdio da falência.

  

Sobre o Diretor Mel Brooks

Foi o ganhador do Oscar em 1968 pelo filme Primavera para Hitler (que refilmou em 2005), além de diversas outras indicações. Tornou-se conhecido pela produção (em parceria com Buck Henry) da série de TV O Agente 86 (BR), exibida no período de 1965-1970. Sua especialidade é a paródia dos diversos gêneros cinematográficos: depois de satirizar os filmes de agente secreto com o impagável Agente 86 (interpretado por Don Adams), a partir da década de 70 Brooks faria o mesmo com os western (Banzé no Oeste, com um xerife negro), terror (O Jovem Frankenstein e Drácula - morto mas feliz), aventura (A louca louca história de Robin Hood), Suspense (Alta Ansiedade), filmes bíblicos (História do Mundo - parte 1), ficção científica (S.O.S. - Tem um louco solto no espaço) e cinema mudo (A última loucura de Mel Brooks).

Gosta de dirigir um grupo seleto de comediantes, que se repetem em seus filmes, sejam como protagonistas, sejam em participações especiais: (Gene Wilder, Dom DeLuise — que apareceu em 12 filmes de Brooks — Madeline Khan), além de sua esposa Anne Bancroft que trabalhou com ele em Sou ou não sou e A última loucura de Mel Brooks.

 

 

Quinta a domingo às 18h

  

Pra Frente, Brasil (Br, 104 min. 1983)

 

Com: Antônio Fagundes, Reginaldo Faria e Flávio Miggliaccio no elenco. Cláudio Marzo Elizabeth Savalla
Carlos Zara
Natália do Valle

Roteiro e Direção: Roberto Farias
          

 

Sinopse
Em 1970 o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México, enquanto prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura militar e inocentes são vítimas desta violência. Todos estes acontecimentos são vistos pela ótica de uma família quando um dos seus integrantes, um pacato trabalhador da classe média, é confundido com um ativista político e "desaparece".

  

Sábado e Domingo às 14h

  

Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso, Itália, 123 min. Drama, 1988)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Roteiro e  Direção: Giuseppe Tornatore: Giuseppe Tornatore

Elenco
Antonella Attili, Philippe Noiret,, Salvatore Cascio, Marco Leonardi Pupella.


Sinopse:
Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas paralelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Toto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.

  

ATENÇÃO

Semana de 30 de Julho a 02 de agosto

 

Quinta a Domingo às 16h

 

Deu a Louca na Cinderela (Happily N'Ever After, EUA, 87 min. 2007)

A madrasta da Cinderela toma posse do cajado mágico, que lhe dá o controle sobre o mundo dos contos de fada. É quando Cinderela e seus amigos decidem enfrentá-la. Com vozes de Sarah Michelle Gellar, Freddie Prinze Jr., Sigourney Weaver e Patrick Warburton.

 

Direção: Paul Bolger e Yvette Kaplan
Roteiro: Robert Moreland e Douglas Langdale

Sábado e Domingo às 18h

2 Filhos de Francisco (Br, Drama, 2005, 132 min.)

 

Direção: Breno Silveira
Roteiro: Patrícia Andrade e Carolina Kotscho

Elenco
Ângelo Antônio Márcio Kieling Dira Paes Paloma DuarteLima Duarte
José Dumont, Dablio Moreira e Wigor Lima.


Sinopse:
Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador do interior de Goiás que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. A história da dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano. Com Ângelo Antônio, Dira Paes, Paloma Duarte e Márcio Kieling

 

 

Sábado e Domingo às 14h

 

Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito (Br, Drama, 75 min. 2008)

 

A vida de Bezerra de Menezes, mais conhecido pela população como o médico dos pobres. Com Carlos Vereza e Caio Blat.

Direção: Glauber Filho e Joe Pimentel
Roteiro: Andréa Bardawill

Elenco
Carlos Vereza, Cláudio Raposo, Juliana Carvalho, Mirelle Freitas, Caio Blat Paulo Goulart Filho.


Sinopse:
Aos 18 anos Bezerra de Menezes (Magno Carvalho) inicia seus estudos de medicina no Rio de Janeiro, na época capital do país. Abolicionista, Bezerra entrou para a política e foi diversas vezes eleito vereador e deputado. Entretanto foi seu trabalho junto à população mais humilde que lhe trouxe fama, passando a ser conhecido como Médico

dos Pobres.

 

 

Sessões de quinta a domingo.

 

Infantil – 5ª e 6ª feiras às 16h

Sáb. e dom., às 14h e 16h

Adulta, Sempre às 18h

 

GRÁTIS

 

 

O Cineclube Grajaú fica no Calçadão do Grajaú

Endereço:  Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América - Grajaú