É inspirador ver iniciativas que não apenas transformam áreas urbanas, mas também promovem equidade, sustentabilidade e bem-estar.

Que esse reconhecimento estimule ainda mais esforços nessa direção.

Secretaria Executiva do Programa Mananciais ganha premiação na categoria: Urbanismo, Planejamento e Cidades - Etapas Estadual e Nacional pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/SP
O Programa Mananciais foi premiado mais uma vez em seus projetos urbanísticos, desta vez o projeto urbanístico do Guaicuri foi vencedor pela Etapa Estadual em novembro de 2023 e este ano foi vencedor pela Etapa Nacional, concorrendo com 500 propostas vindas de todo o País, pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/SP - Categoria: Urbanismo, Planejamento e Cidades.

Os projetos premiados serão indicados para o concurso da Bienal Panamericana de Arquitetura Quito, que acontecerá em novembro de 2024 (A Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito é organizada pelo Colégio de Arquitetos do Equador, acontece desde 1978 e busca promover o diálogo, o intercâmbio e a reflexão sobre a arquitetura e a cidade contemporânea).
A obra que a Secretaria Executiva do Programa Mananciais executa no Guaicuri visa a construção de 1.090 unidades habitacionais, além da urbanização do restante do bairro, que ocorre concomitantemente com a construção dos condomínios, abrangendo o complemento de redes de água, esgoto e drenagem, canalização do córrego, construção de viário, construção / reforma de vielas, escadarias e calçadas, arborização viária e intervenções para promoção da segurança viária.

Além da requalificação da margem esquerda do córrego local (cuja extensão é de 1.950 metros, dos quais 651 metros já foram canalizados) que será provido de campos / quadras de esporte, áreas de lazer infantil, equipamentos de ginástica e terá elementos que contribuem para a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Este prêmio foi direcionado para a urbanização do Córrego Guaicuri, incluindo a construção de novas unidades habitacionais, infraestrutura urbana e equipamentos públicos em uma área de grande vulnerabilidade social no distrito de Cidade Ademar.
O projeto prioriza a provisão de moradias dignas e acessíveis, a melhoria das condições de salubridade através da valorização paisagística do fundo de vale e a criação de estruturas de circulação que privilegiam o pedestre e o transporte motorizado. Com enfoque na equidade e no bem estar, o projeto visa promover a integração social e a sustentabilidade, alinhando se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda - ODS 2030.
As premiações tem como objetivo a identificação dos valores, dos avanços e da perspicácia na produção da arquitetura e do urbanismo. Tais premiações se constituíram como um retrato dos contextos locais e dos momentos em que foram realizadas.
É inspirador ver iniciativas que não apenas transformam áreas urbanas, mas também promovem equidade, sustentabilidade e bem-estar. Que esse reconhecimento estimule ainda mais esforços nessa direção.

Foto da perspectiva eletrônica do projeto

Vale lembrar que no ano passado o Programa Mananciais também foi premiado com 5 projetos para fazer parte do Guia da UIA para a Agenda 2030.
Na ocasião recebeu reconhecimento internacional ao ser indicado em cinco categorias pela Comissão de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no Congresso Mundial de Arquitetos na UIA - União Internacional de Arquitetos, para fazer parte do Guia da UIA para a Agenda 2030.
O Congresso Mundial de Arquitetos, organizado pela UIA, é um evento de prestígio que reúne arquitetos, urbanistas e profissionais relacionados de todo o mundo. Ele oferece uma plataforma para compartilhar conhecimentos, experiências e inovações no campo da arquitetura e do urbanismo. Além disso, o congresso reconhece e seleciona projetos e programas exemplares, do mundo todo, que contribuem para o desenvolvimento sustentável das cidades e melhoram a qualidade de vida das pessoas.

A edição de 2023 do Congresso Mundial de Arquitetos da UIA “Guia da UIA para a Agenda 2030”, que aconteceu em Copenhague, na Dinamarca, teve como objetivo explorar o princípio “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, um dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.

Conheça as categorias ganhadoras:

Categoria " Quality Education" – Chácara Flórida
O projeto urbanístico da Chácara Florida tem como principais objetivos o saneamento básico, a despoluição dos cursos d'água existentes, que servem de abastecimento de água potável para a cidade de São Paulo, e a eliminação de graves riscos geológicos. Para isso, está prevista a criação de parques lineares, contenções nas áreas de risco e a construção de moradias para reassentar os moradores em áreas de risco.
Categoria " Climate Action" – Cantinho do Céu
O projeto de urbanização Cantinho do Céu foi desenvolvido a partir da compreensão da importância e necessidade urgente da qualificação urbana do território. Seu elemento principal é representado pelas seis etapas que compõem o parque linear, que, além de criar espaços de esporte e lazer, busca explorar possibilidades de aproximação das pessoas com a água, respeitando as estruturas sociais e a morfologia local.
O projeto traz infraestruturas urbanas e espaços públicos de lazer para uma comunidade que carecia de acesso a água potável, serviços de saneamento e espaços públicos, refloresta e preserva as margens da represa e reverte o lançamento de esgoto no corpo hídrico; e foi desenvolvido junto à comunidade, garantindo as intervenções geradas por ela e a continuidade e preservação do projeto por meio do engajamento social.

Categoria “Industry, Innovation and Infrastructure” – Mata Virgem
O Parque Urbano Mata Virgem se localiza entre as cidades de São Paulo e Diadema em uma área de preservação ambiental. Consiste na oferta de espaços livres públicos e um percurso leve e permeável que contorna uma área de preservação, proporcionando bem-estar e qualidade de vida aos moradores. A escadaria, que supera um desnível de 26 metros e contorna a nascente existente, permite a permeabilidade da quadra com um percurso que prioriza o passeio, a visibilidade e a sensação de segurança do pedestre. No nível superior, a construção do deck amplia o passeio público configurando um mirante para a cidade com áreas de lazer e permanência.

Categoria " No Poverty " – Alto da Alegria
A comunidade do Alto da Alegria tem mais de mil famílias com suas casas construídas, ao longo dos anos, em cima de um aterro ilegal de entulho, ao redor de uma área de proteção ambiental em uma configuração de risco geológico de alto grau.
A remoção destas casas dará espaço a vários condomínios de interesse social, com 400 unidades habitacionais, unidade básica de saúde - UBS e parque, que resolvem questões sociais de acesso a moradia, eliminação de risco de deslizamento e urbanização de áreas de proteção ambiental, além de entretenimento.

Categoria “Sustainable Cities and Communities” – Jardim Apurá
A área objeto da proposta de Urbanização compreende as seguintes comunidades:

Paulistas -Trata-se da maior comunidade da peninsula, incluindo 369 domicílios selados.

Dois - Esta comunidade será completamente removida. Hoje abrange 158 domicílios selados.

Jardim Apurá - Assentada em área de grota, corresponde à menor comunidade, incluindo 83 domicílios selados.

Como referência ao Projeto Urbanístico, a proposta considera remover ocupações em áreas de risco à vida do morador, remover ocupações em áreas de interesse à sociedade, implantar equipamentos coletivos e criar espaços públicos, reassentar moradores das unidades removidas, garantir acessibilidade e mobilidade na área de intervenção,
valorizar a identidade da comunidade e incorporar padrão paisagístico de qualidade à área de intervenção.