Obras de construção de unidade habitacionais beneficiarão mais de 770 famílias no Luiz Rotta

A obra que faz parte do Programa Mananciais investirá aproximadamente 140 milhões até sua entrega


As obras de construção de unidades habitacionais na Rua Luiz Rotta, que fica na Vila São José, distrito de Cidade Dutra, fazem parte da Bacia Guarapiranga e é jurisdicionado à subprefeitura Capela do Socorro.

O terreno no qual serão construídos os 770 apartamentos, foi usado por anos como aterro clandestino, que lamentavelmente depositou uma imensidão de entulho contaminado as margens da represa, portanto, o primeiro serviço de obra a ser feito foi a limpeza de terreno, que atualmente, já alcançou mais de 80 mil m³ de lixo. Em algumas semanas as obras avançam para terraplanagem e inicio de fundações dos prédios.

Serão 6 torres, divididas em 2 condomínios, totalizando 770 unidades habitacionais. Os condomínios terão espaços de lazer infantil, salão de festas, quadras esportivas, equipamentos de ginástica e áreas de convivência internas.

As torres serão constituídas em 3 formatos: térreo + 15 pavimentos, térreo + 10 pavimentos e térreo + 9 pavimentos.

As unidades são acessíveis para pessoas com deficiência, com área média de 49 metros quadrados com 2 dormitórios.

O projeto prevê destinação de áreas institucionais para futura implantação de equipamentos públicos e áreas verdes.

O empreendimento foi construído em um terreno com zoneamento ZEIS-4, que são áreas destinadas à produção habitacional de interesse social em áreas de recuperação de mananciais.

As obras deram início em abril deste ano e serão entregues, em sua totalidade, até o segundo semestre de 2024.

Sobre o Programa Mananciais

O Programa Mananciais da Secretaria Municipal de Habitação data de meados dos anos 1990, quando foi iniciado por meio do então chamado Programa Guarapiranga, com ações de urbanização e regularização fundiária de assentamentos precários (favelas e loteamentos irregulares) especificamente na região da bacia hidrográfica Guarapiranga.

Atualmente, o Programa tem por campo de atuação tanto a região da bacia hidrográfica Guarapiranga, quanto a bacia Billings, ambas localizadas na zona sul da cidade de São Paulo. O Programa envolve ações de: (1) urbanização de assentamentos precários; (2) regularização fundiária; (3) atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou de áreas em obras e (4) implantação de parques e áreas de lazer, bem como equipamentos públicos. O Programa Mananciais também tem por objetivo contribuir para a despoluição das represas Billings e Guarapiranga e para a proteção ambiental das áreas de influência dessas bacias hidrográficas.

Ao longo da gestão 2017-2020, foram beneficiadas 8,8 mil famílias com as obras de urbanização do Programa Mananciais. Dentro da gestão 2021-2024, considerando o balanço do primeiro semestre de 2023, já foram beneficiadas 17 mil famílias.

Na atual fase do Programa Mananciais (2021-2024), temos em andamento 24 obras de urbanização e 8 concluídas, já entregamos 1.414 unidades habitacionais e estão em andamento por volta de 7 mil novas unidades. Até 2024, espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais e ao menos 1,7 milhão de metros quadrados de implantação de parques e áreas de lazer.

A totalidade dos investimentos previstos até 2024 em obras de urbanização e unidades habitacionais é de R$ 2,7 bilhões.