Hidroviário

O mais novo hidroviário esta quase pronto para ser inaugurado no extremo sul de São Paulo

Vem aí o Aquático SP, o projeto prevê duas embarcações para transporte de passageiros, com capacidade para transportar 60 usuários sentados, duas portas laterais exclusivas para as operações de embarque e desembarque de passageiros, espaço para cadeirantes e banheiro acessível, espaço para acomodação de bicicletas, ar-condicionado, tomada USB.


O Aquático SP será o primeiro meio de transporte coletivo por embarcações na cidade. O projeto consta no Programa de Metas 2021-2024 e o transporte hidroviário está previsto no Plano Diretor Estratégico e no Plano de Mobilidade. O Sistema de Transporte Público Hidroviário será implantado na Represa Billings e deve beneficiar diretamente 385 mil pessoas residentes na Zona Sul da Capital, nos bairros do Grajaú, Cocaia e Pedreira. O projeto prevê a construção de atracadouro de barco, parada de ônibus e interligação entre os transportes terrestre e hidroviário.

Com a iniciativa, a população do bairro Cantinho do Céu, no Grajaú, poderá realizar a travessia por embarcações até Pedreira, ganhando redução de tempo em suas viagens.

O atendimento inicial será feito por meio de operação assistida. A meta da Prefeitura é integrar o novo modal ao sistema existente na cidade, inclusive com o uso do Bilhete Único.