PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura intensifica ações de zeladoria

Ações de zeladoria e retirada de lixo e entulho despejados irregularmente em vias públicas.

27/01/2021 16h21

Como forma de combater o descarte irregular de resíduos e entulho, a cidade de São Paulo disponibiliza aos munícipes os Ecopontos, locais que oferecem à população uma alternativa para descarte de pequenas quantidades de resíduos de construção civil, móveis velhos, madeiras, materiais recicláveis, restos de poda de plantas e árvores, totalmente gratuitos. Na região da Capela do Socorro o Ecoponto Cidade Saudável está localizado na Rua Pitolomeu, nº 869, no bairro do Socorro.
O descarte irregular de lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa de R$ 18.420,79. As punições são aplicadas de acordo com a lei 13478/02. O lixo não pode ser colocado fora do horário da coleta. As caçambas precisam de autorização e ficar em local que não impeça o fluxo de veículos e pedestres.
A participação da população é fundamental para combater o descarte irregular de lixo e entulho, as denúncias podem ser feitas através da Central de Atendimento SP 156.
Descartar lixo em local proibido é passível de multa em R$ 15.520,00, além da apreensão do veículo que for usado para a prática.

Algumas das várias ações realizadas diariamente pela Subprefeitura da Capela do Socorro: