Capela do Socorro ganha nova Unidade de Saúde

A UBS Jardim Lucélia, inaugurada nesta quarta-feira (30), terá capacidade para realizar mais de 3,5 mil atendimentos mensais.

Capela do Socorro conta desde quarta-feira, 30 de outubro de 2019, com mais um equipamento da rede municipal de saúde. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Lucélia será gerenciada pela Organização Social Associação Saúde da Família (ASF) e atende à demanda da população da área de abrangência da unidade, estimada em 24 mil moradores.

Com equipe formada por 86 profissionais, incluindo seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), a nova UBS terá capacidade para realizar mais de 3,5 mil atendimentos por mês, incluindo 2,5 mil consultas médicas e 936 consultas de enfermagem.

O investimento na atenção primária também era uma solicitação local. Com o acréscimo das equipes de ESF da UBS Jardim Lucélia, passa de 57% para 63% de cobertura do programa na região da Capela do Socorro – o que representa 115 equipes atendendo no território. O modelo é baseado no trabalho de equipes multidisciplinares com objetivo de promover a aproximação da unidade com a comunidade, desenvolvendo ações de acordo com as necessidades locais.

Além do médico generalista, enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem, cada equipe da unidade terá seis agentes comunitários de saúde (ACS), que tem função essencial nas ações no território e estimativa de realizar uma média de 7,2 mil visitas mensalmente. Outros 2,1 mil procedimentos odontológicos poderão ser atendidos pelas três equipes de Saúde Bucal instaladas na UBS.

O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e vai desenvolver programas de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como o Mãe Paulistana, Nossos Idosos, Oxigênioterapia Domiciliar, Auto Monitoramento Glicêmico, Grupo Planejamento Familiar, Práticas Integrativas em Saúde (Lian-Gong e dança circular), Programa Saúde na Escola (PSE) e Núcleo de Prevenção à Violência. Com a entrega desta unidade, o município de São Paulo totaliza 468 UBSs em toda a capital.

 

Serviço
UBS Jardim Lucélia
Rua Carlos Barbosa dos Santos, 895
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

#PraCegoVer - Entrada da UBS: prédio branco com faixa azul marinho em baixo. A porta de entrada é cerca de azul marinho com uma placa que diz "UBS Unidade Básica de Saúde Jardim Lucélia", com os logotipos da Associação Saúde da Família (ASF), do SUS e o brasão da Cidade, com a indicação da Secretaria de Saúde.
Na área atendida, moram cerca de 24 mil pessoas.

 

#PraCegoVer - Sala de espera da UBS Jardim Lucélia. À direita, há cadeiras e uma jenala que toma quase toda a parede. À esquerda, um painel na parede mostra o Parque Shangrilá, da região.
Instalações amplas e horário estendido: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

 

 

Consultórios equipados para realizar mais de 3,5 mil atendimentos por mês, incluindo 2,5 mil consultas médicas e 936 consultas de enfermagem.
Consultórios equipados para realizar mais de 3,5 mil atendimentos por mês,
incluindo 2,5 mil consultas médicas e 936 consultas de enfermagem.