Mutirão nos Bairros chega a Subprefeitura Campo Limpo

No dia do aniversário do bairro, moradores do Capão Redondo receberam orientações sobre vagas de emprego, saúde e termos de quitação de seus imóveis. além de conferir as ações de zeladoria

Da Secretaria Especial de Comunicação 

 

O bairro do Capão Redondo, que completou 107 anos neste sábado (27), recebeu a quarta edição do projeto Mutirão nos Bairros. As atividades foram executadas das 9h às 15h na Rua Túlio Mugnaini, ao lado da estação do Metrô Capão Redondo, região da Subprefeitura Campo LimpoS, na Zona Sul. O programa tem como meta atender a população com ações de saúde, trabalho e zeladoria, entre outras atividades realizadas gratuitamente pelos órgãos administrados pela Prefeitura de São Paulo.

"Eu parabenizo toda a população do Capão pelo 107 anos do bairro. Hoje a Prefeitura está aqui não apenas com esta ação de zeladoria, mas também com eventos culturais e ações sociais", disse o prefeito Bruno Covas, que participou da ação neste sábado (27).

Durante o evento foram realizadas pintura de superfícies pichadas, varrição de rua, limpeza manual e mecânica de bocas de lobo e operação tapa-buraco. A região contou, ainda, com o plantio de palmeiras.

"Essas ações são muito importantes porque nos fazem sentir parte de um bairro, que não estamos mais esquecidos e isso faz toda a diferença", disse Claudyanne Bezerra, moradora do bairro desde que nasceu.

Saúde
Medição de pressão arterial e glicemia, assim como avaliação de saúde bucal e vacinação contra a febre amarela fizeram parte das atividades da Secretaria Municipal da Saúde.

O Programa Municipal DST/ AIDS também marcou presença no evento, distribuindo preservativos e folhetos explicativos. Uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Campo Limpo passou informações sobre os danos causados pela abuso dessas substâncias. No local foi montado o “Boteco da Saúde”, uma roda de conversa sobre alcoolismo.

Equipes orientaram a população sobre os cuidados para evitar a dengue e outras as doenças transmitidas por mosquitos (arboviroses). Instruções sobre os riscos do tabagismo fizeram parte da agenda.

A programação também contou com uma exposição sobre animais sinantrópicos (abelhas, escorpiões, baratas) , aulas de dança cigana e bio dança. Todas as atividades estão disponíveis na rede pública.

Trabalho
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho disponibilizou os serviços do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) e da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa). Os moradores do Capão Redondo foram orientados sobre vagas de emprego, com informações sobre como formalizar uma empresa e como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

O mutirão é uma oportunidade para tirar a primeira e segunda vias da carteira de trabalho. Para emitir a primeira via do documento é necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3x4. Já para a segunda deve ser apresentado boletim de ocorrência ou declaração quando tratar-se de extravio, furto, roubo ou perda.

Direitos Humanos
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania disponibilizou a Unidade Móvel de Cidadania LGBTI para prestar atendimento às vítimas de violência, agressão ou de discriminação por gênero ou orientação sexual. Também divulgou os trabalhos realizados nos Centros de Cidadania, sobre a atuação da Coordenação de Políticas LGBTI e demais órgãos municipais que prestam serviços e atendimento a esta população.

Houve uma tenda compartilhada com a equipe da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), atendimento pelas equipes da Coordenação de Políticas para Mulheres, que divulgaram os trabalhos e oficinas realizados nos Centros de Cidadania da Mulher e Centros de Referência da Mulher. A programação incluiu orientações sobre combate à violência doméstica e outros tipos de discriminação de gênero. O trabalho foi feito pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial e pela Coordenação de Políticas sobre Drogas e Álcool.

Social
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) esteve na Rua Túlio Mugnaini com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.

Cohab
A Cohab-SP realizou a entrega de termos de quitação de imóveis e fará renegociação de contratos. A medida permite que mutuários inadimplentes tenham a chance de resolver suas pendências com novas condições. Desta forma, terão a possibilidade de evitar o ajuizamento de ações e a possível perda do imóvel.

A equipe da van Cohab na Área esclareceu dúvidas sobre agendamento para a central de atendimento, contratos, boletos e outros serviços.

Sabesp
Uma agência móvel da Sabesp atendeu a população durante o evento. A população pode fazer pedido de serviços, retirar segunda via da conta de água, solicitar parcelamento de dívidas, entre outras ações.

A companhia também ofertou bebedouros para hidratação dos participantes e distribuiu folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água e divulgação do app Sabesp.

Cultura
A Secretaria Municipal de Cultura integrou o Mutirão nos Bairros em Campo Limpo com atividades para as crianças como pintura de rosto e cama elástica.

 

Veja abaixo os atendimentos prestados nesta ação:

COHAB:
Reagendamentos: 08
Orientações: 25
Convocados para entrega de termos: 54

Saúde:
Ações DST: 530
Orientações sobre tabagismo: 300
Ações de PAVs: 134
Auriculoterapia: 126
Pesquisa de Câncer Bucal: 28 (somente idosos)
Vacinas: 195
CAPs: 200
Orientações sobre animais sinantrópicos: 60

Direitos Humanos e Cidadania/Centro de Cidadania LGBT:
Atendimentos com orientações: 55

CATs:
Encaminhamentos para cursos: 04
Vagas para empregos: 58
Encaminhamentos para emprego: 29
Carteira de Trabalho: 03

Pessoas com Deficiência:
Mais de 20 pessoas orientadas

Sabesp:
Atendimentos diretos: 350

Ações de zeladoria realizados pela Subprefeitura Campo Limpo:
Serviços: varrição, pintura de superfícies pichadas, limpeza manual e mecânica de boca de lobos, limpeza manual de córrego, tapa buraco e plantio de palmeiras.

Equipes de zeladoria da Subprefeitura campo Limpo que participarão do mutirão:
5 equipes de varrição, 1 de pintura, 2 de limpeza manual de boca de lobos, 1 de limpeza mecânica de boca de lobos, 2 de limpeza manual de córregos, 1 de tapa buraco e 1 de manejo de árvores.

A Subprefeitura do Campo Limpo manteve as ações de zeladoria até às 17h.