Seminário "Catador para Catador" traz palestras sobre profissão e lota auditório da Regional

Evento atraiu catadores e poder público na quinta (24), das 13h30 às 17h

Por Douglas Gonzaga de Lima

Encontro reúne catadores autônomos, cooperativas, associações de catadores e representantes de saúde e limpeza urbana municipal para discutir a inclusão sócioeconômica de catadores de materiais recicláveis.


Na quinta-feira (24), foi realizado o 1º seminário Catador Para Catador na Prefeitura Regional do Campo Limpo.

Representando o prefeito regional, Heitor Sertão, o coordenador de Administração e Finanças, Carlos Ávila, abriu a mesa de debates e palestras do evento voltado aos catadores de materiais recicláveis.

Participaram das mesas: Tânia Zogbi Sahyoun, enfermeira, Samuel Guizze, da Unidade de Vigilância em Saúde, Valquíria Candido da Silva e José Geraldo dos Santos, da Cooperativa de Trabalho, Coleta e Produção.

Além de Nanci Darcolete, da Casa do Catador e Eduardo Ferreira de Paula, da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, com a finalização de Genivaldo Cardoso da Silva, da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana.

A mesa tem como objetivo levantar discussão sobre a importância do catador na sociedade. Os palestrantes atuaram com foco na orientação dos catadores.

“Somos mais de 800 mil catadores. Por trás de nós tem uma mãe, um pai, tem uma turma atrás da gente”, afirma Nanci, ao explicar a necessidade de união e valorização do catador.

Temas como:

  • Saúde e Prevenção
  • Organização Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis
  • Pagamento por Serviços Ambientais
  • Aspectos Legais para Implantar uma Organização de Catadores

Esses temas foram debatidos ao longo das 4 horas de evento, que contou com a presença de aproximadamente 95 pessoas em nosso auditório.