Escola do Capão Redondo recebe primeiro Selo de Acessibilidade.

A escola Ricardo Vitiello, no Capão Redondo passou por recente reforma e recebeu o Selo de Acessibilidade.

Texto: Thales Portella Ruella.

O Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência (21/09) é uma data comemorativa. Para festejar, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) realizou a entrega do Selo de Acessibilidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Ricardo Vitiello, no Capão Redondo. A escola que se localiza na Rua Solidariedade, 200, na COHAB Adventista passou por recente reforma em sua estrutura.

As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), e foi a primeira de uma lista de 60 escolas municipais que receberam reformas e passaram por adequações. O intuito destas mudanças é fazer com que as escolas se tornem acessíveis e com isso, recebam o Selo de Acessibilidade.

A escola

A EMEF Prof. Ricardo Vitiello conta atualmente com 1.148 alunos que cursam do 1º ao 8º ano do ensino fundamental nos períodos da manhã e da tarde. A escola, segundo sua diretora Ana Angélica Ono, conta atualmente com cinco alunos que são portadores de deficiência física e sendo que três, são mobilistas. “A reforma, veio de encontro com as nossas necessidades, tem contribuído muito com o dia a dia das crianças, os pais estão muito satisfeitos”, ressalta a diretora.

As obras

As reformas e adequações realizadas pela SIURB foram as seguintes:

· Identificação das entradas acessíveis;

· Adequação dos pisos e acessos a portões;

· Eliminação dos vãos e buracos;

· Adequação das escadas e rampas;

· Instalação de piso tátil;

· Identificação em braile;

· Adequação de alturas de corrimãos em escadas e rampas internas do prédio;

· Adequação do elevador (com a instalação de botões em alturas corretas, corrimãos nas laterais e fundos, espelho, braile nas botoeiras e batentes, sonorização indicando andares);

· Instalação de bebedouro acessível;

· Balcão de atendimento na secretaria adaptado;

· Adequação dos banheiros (com a readequação de lavatórios e vasos e a colocação de campainha e barras de apoio);

A celebração

 O evento ocorreu no período da tarde e contou com a presença do Subprefeito do Campo Limpo, Alexandre Conti e do Secretário Adjunto de Infraestrutura Urbana e Obras, Luís Ricardo Santoro. O responsável pela entrega do Selo de Acessibilidade à escola foi o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marcos Belizário.

O Selo (adesivo de 17,5 x 25 cm) comprova que a edificação do colégio é acessível para uso da pessoa com deficiência, conforme estabelecido no Decreto nº 45.552/2004.