Defesa Civil

Ação em simulação de evacuação

Cerca de 200 alunos da Escola Estadual Amador e Catharina Saporito, no Parque Esmeralda, Campo Limpo, participaram no último dia 10 de uma simulação contra situações de emergência. A escola fica próxima das obras do córrego Pirajussara e de um dique de contenção de enchentes.

“Assim, alunos, professores e funcionários da escola ficarão mais preparados para qualquer emergência”, explicou o engenheiro Luciano José Bulhões, um dos coordenadores da operação, juntamente com a equipe da Defesa Civil de Campos Limpos e técnicos de segurança de trabalho do consórcio de empresas que executam a obra.
 
A área recebeu as sinalizações necessárias e todos foram orientados sobre as rotas de saída em caso de necessidade. Bulhões, ressaltou que nesses momentos é importante manter a calma e seguir as orientações. A diretora da escola, Adriana Botega, assim como os alunos e professores aprovaram a iniciativa e dizendo que o conhecimento adquirido foi importante e pode ser utilizado em qualquer lugar. “Pânico não, nesse momento, só aumenta o desastre”, definiu uma das alunas.
Nesta região estão sendo executadas as obras do piscinão Sharp, com reservatório capaz de armazenar até 500 mil metros cúbicos de água, para beneficiar milhares de moradores que sofrem com as enchentes. Segundo os engenheiros, mais um trecho do córrego dos Mirandas - que atravessa a Estrada do Campo Limpo- será canalizado, além dos 6,7 quilômetros do Pirajuçara já previsto na obra. 
 
Além da recuperação estrutural e adequação hidráulica da galeria da Avenida Eliseu de Almeida, que deverá solucionar quase por completo os problemas de inundação nos bairros vizinhos ao Pirajussara, existe um amplo projeto paisagístico ao longo do córrego, que refletirá na qualidade de vida da população vizinha da obra.
 
As obras da bacia do córrego Pirajussara são executadas em parceria com os governos do Estado, Federal e as Prefeituras de São Paulo, Taboão da Serra e Embu das artes.
O Colégio Amador e Catharina Saporito fica na rua Amaro Oliveira Lima, 251 – Parque Esmeralda

(Texto: Zenaide Bernardes)