Unidade de Saúde Pq. Regina realiza caminhada pela vida

Na região da Subprefeitura Campo Limpo, a comunidade do Parque Regina e Jardim Novo Oriente descobrem que viver bem é praticar atividades esportivas.

A comunidade do Parque Regina e região acolheram com simpatia as ideias de caminhadas, alongamento, Lian-gong e Dieta & Ação colocadas em prática pela equipes do Programa Saúde da Família-PSF e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF da Unidade Básica de Saúde do Parque Regina na área da Subprefeitura Campo Limpo.
Usando a frase “para o corpo humano ficar em equilíbrio tem que ficar em movimento, a exemplo da bicicleta, ela parada não tem equilíbrio”, Dra. Sônia Maria Souza Cruz, o professor de educação física Leonardo Silva e a Dra. Janina Zmitrowicz iniciaram projeto focando a quarta principal causa de morte no mundo, o sedentarismo.
Qualquer atividade física praticada diariamente traz resultados surpreendentes, afirma Sônia, que coloca ainda “só medicamentos não resolve, a Unidade de Saúde faz a sua parte, mas o paciente precisa fazer a sua com mudança de estilo de vida. “O resultado disto é a regularização do diabetes, hipertensão, batimentos cardíacos, redução do peso, melhoria do raciocínio e redução de medicamentos”.
Segundo Leonardo, entende-se como atividade física, qualquer movimento que o individuo faça e que aumente o gasto de energia acima dos níveis de repouso. Ou seja, qualquer movimento trás benefícios para a saúde, por exemplo, prefira o uso de escadas ao invés de escada rolante ou elevadores. “É importante que a pessoa pratique a atividade física que goste, pois assim terá mais prazer naquilo que faz e uma maior aderência”, completa.
Com total apoio da gerência da Unidade, o grupo formado por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de educação física, psicólogos e agentes comunitários de saúde estão investindo nas atividades físicas. Nesse primeiro dia, (22/02), contou com a participação de cerca de 100 pessoas. Confiante, o grupo comenta que caminhada é uma atividade que melhora a saúde do cliente de forma geral passando pelos quadros de depressão; ansiedade; esquizofrenia; estresse; desânimo e etc.”a prescrição médica é dentro do consultório e o próximo passo é o encaminhamento para estas práticas que aliadas a outras dentro da Unidade como a o lian-gong (pratica chinesa) que trabalha vários aspectos do corpo como: respiração; psicológico; equilíbrio; flexibilidade e força muscular, auxiliando as pessoas no dia-a-dia como travessia de rua, calçar um sapato e etc.. é que traz excelente resultado”, afirmam.
A música acalma e faz o corpo mexer saindo do estado de repouso e comenta “doenças graves são combatidas com cuidados com o corpo”, Janina não mede esforço, pega a sua guitarra e com uma bela voz, põe todos a cantar e balançar o corpo sob a supervisão do técnico Leonardo.
A gerente Dra. Juscely Toledo Passos Candelária comenta “as principais características da população usuária é pressão arterial, diabetes, grande demanda de adolescentes gestantes e doenças mentais. Média de 600 pessoas/dia pode falar seguramente que atendemos 100% da nossa população”, conclui.
A UBS conta com seis equipes de Saúde da Família completa com 10 médicos clínicos, seis enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, 02 auxiliar de consultório dentário, 02 técnicos de higiene dentária, 02 cirurgião dentista, 01 farmacêutico, 02 técnicos de farmácia, 01 psiquiatra, 01 fonoaudióloga, 01 fisioterapeuta, 01 assistente social, 01 técnico de educação física, 01 psicólogo e 08 assistentes de gestão pública (ATA), 01 nutricionista e 30 Agentes de Comunitário de Saúde-ACSs.


Por: Zenaide Bernardes