No Coração do Capão Redondo um pouquinho de Mata Nativa

O Parque Santo Dias é uma das opções de lazer, esporte e cultura na área da Subprefeitura Campo Limpo

Quem passa pelas ruas da Zona Sul, seja de carro, moto ou ônibus, nem imagina que por perto se pode encontrar um Parque com Mata tão fechada, bem conservada e com espaço para diversas atividades. Criado em 1992 e com um espaço de 134.000 m², o Parque chamado de Santo Dias, em homenagem a um antigo morador do bairro, que teve seu nome escrito na história e na memória de todos ao ser morto por um policial, participando de uma greve da classe operária, é hoje uma opção de lazer muito requisitada por quem conhece o Parque e o trabalho que a Prefeitura e os moradores desenvolvem dentro dele.

Com uma trilha de um quilômetro para caminhadas, três quadras, playground, aparelhos de ginastica, viveiro de plantas, espaços gramados para sentar e curtir um pouquinho do ar puro que o Parque proporciona quem vai ao Santo Dias pela primeira vez se encanta com um espaço bem estruturado, e que não deixa a desejar em nenhum aspecto quando se trata de uma área de preservação ambiental. Mas o espaço bem conservado não é tudo, existem outras atividades dentro do Parque, como o Centro de Educação Ambiental que promove atividades de cultivo de horta, reconhecimento do ambiente natural do Parque, reciclagem e doações de mudas de diversos tipos de plantas, que além de promover a inserção das pessoas no trabalho de preservação ambiental ainda as incentiva a adotar uma muda, ensinado a cuidar muito bem dela e provando que homem e natureza não só podem como devem dividir o mesmo espaço.

Outro trabalho também vem se desenvolvendo dentro do Parque, este que nada a ver tem com a saúde do ambiente e sim das pessoas que o freqüentam, tem o objetivo de melhorar a saúde física e mental das pessoas e trabalham com atividades que vão desde coral, crochê, terapias comunitárias á práticas corporais chinesas, para proporcionar uma melhora na qualidade de vida do cidadão. Este trabalho é administrado pela Secretaria de Saúde e chama-se CECCO (Centro de Convivência Cooperativa), e tem o objetivo de reintegrar pessoas com problemas mentais a sociedade. O CECCO que utiliza o espaço do Parque há 18 anos, une de forma harmoniosa diversas atividades ao ambiente natural proporcionado pelas dependências do Santo Dias.

Para quem quiser conhecer, o Parque Santo Dias abre todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7h00 às 19h00, o uso das quadras e do Playground é livre e conta com funcionários para auxiliar na segurança e organização do espaço, a qualquer hora do dia. A entrada pode ser feita pela Rua Jasmim das Beiradas, 71, Capão Redondo.

Texto: Enitan Zapelloni