Simulação de incêndio e salvamento

Defesa Civil acompanha ação dos Bombeiros em estação de metrô

No dia 31 de julho a Defesa Civil da Subprefeitura Campo Limpo acompanhou o simulado de incêndio e salvamento na estação Giovanni Gronchi do Metrô. Essa é a 40ª simulação realizada desde a parceria entre o Metrô e os Bombeiros, iniciada em 1988.
O evento começou a partir da geração de fumaça no interior de um carro do trem, que saiu da estação Santo Amaro com destino à estação Giovanni Gronchi. Para simular a situação emergencial foi gerada fumaça atóxica à base de glicerina, permitindo que os usuários do metrô pudessem acompanhar a ação.
Quatro atores que foram contratados para o treinamento assumiram o papel dos usuários intoxicados e imediatamente após detectar a fumaça, os brigadistas da estação prestaram os primeiros socorros às vítimas até a chegada dos os bombeiros, que deram continuidade ao atendimento.
Além dos Bombeiros e os Funcionários do metrô, a ação envolveu integrantes da CET, Defesa Civil da região e do Estado, SP Trans e SAMU. O simulado é realizado anualmente com o objetivo de é avaliar a atuação e treinar a ação conjunta dos Bombeiros com a Brigada de Emergência da Estação.
 

Texto: Roberta Forster