Prefeitura realiza melhorias em 54,6 quilômetros de ciclofaixas

Requalificações fazem parte do Programa de Metas que vai implementar melhorias em 310 quilômetros da malha cicloviária existente na cidade

 De: Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), prossegue com as obras de requalificação das estruturas cicloviárias. Atualmente 85 vias, que totalizam 54,6 quilômetros de ruas e avenidas, recebem melhorias. Deste total, 17,8 km de ciclofaixas estão prontas e foram entregues com o novo padrão de sinalização.

Vale ressaltar que, após a conclusão do recapeamento, é implantada a nova sinalização, com pintura em vermelho aplicada apenas na aproximação das travessias, proporcionando maior atenção dos ciclistas aos cruzamentos.

Após a aplicação da tinta, são instalados tachões a cada metro, no mínimo, o que garante mais segurança aos ciclistas. Há ainda previsão de melhorias em guias e sarjetas conforme constatada a necessidade. A CET instala faixas de vinil, antes do início das obras, para comunicar a população sobre os serviços de requalificação.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também já instalou faixas de vinil, com alertas a motoristas, ciclistas e moradores, comunicando sobre obras nas Avenidas Rouxinol, Eng. Armando de Arruda Pereira, Aratãs, Iraí e Pavão. As intervenções nesses locais começarão em breve.

O Programa de Metas da Prefeitura, divulgado em abril de 2019, prevê a requalificação de 310 quilômetros de estruturas cicloviárias e criação de 173 quilômetros de conexões para o biênio 2019/2020.

As estruturas prontas até agora são: Ciclofaixa Corifeu Azevedo Marques; Ciclovia Escola Politécnica; Ciclofaixa George Corbisier; Ciclofaixa Abaúna/Salvador; Ciclofaixa do Grito; Ciclofaixa Elba; Ciclofaixa Artur de Azevedo; Ciclofaixa Bosque da Saúde; Ciclofaixa Saúde e Aratãs; Ciclofaixa Jupatis; Ciclofaixa Jaguaré – trecho Norchese; Ciclofaixa Torres de Oliveira; Ciclofaixa Guaianases; Ciclofaixa Nothmann e Ciclofaixa Pq. Novo Mundo.