Projeto Cidadania em Contas é apresentado ao Conselho Participativo

Durante a reunião ordinária do Conselho Participativo do Butantã foi ministrada uma palestra por membros do Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas é um órgão autônomo e independente que fiscaliza e avalia os gastos públicos da Prefeitura de São Paulo. As funções do Tribunal ainda não são plenamente conhecidas pela população, devido a isto a Subprefeitura do Butantã e o Conselho Participativo do Butantã convidaram palestrantes, funcionários do Tribunal de Contas, para explicar à população como são realizados os trabalhos dentro desta instituição.

A palestra fez parte do projeto cidadania em contas, acontecendo nesta terça-feira (24.09), contando com a presença de membros do conselho, alunos da Etec e servidores da Subprefeitura do Butantã.

Foram quatro palestrantes que explicaram as mais diversas atividades desempenhadas pela Corte de Contas. Entre elas temos a fiscalização da administração pública municipal, que é conduzida pela a análise de editais de licitação, contratos, qualidade dos serviços e produtos (uniforme escolar, merenda, etc).

Foi explicado também a função educativa, gerida através da Escola de Contas, que disponibiliza cursos de pós graduação, extensão e palestras. Muitos dos cursos da Escola de Contas são voltados para a capacitação de servidores públicos.

Ainda foi apresentado a integração, através de sistema eletrônico de dados, que tem sido feita com demais órgãos com funções similares como o Ministério Público do Estado de São Paulo, Procuradoria do Município, Controladoria Geral do Município e Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Durante a apresentação foi demonstrado o sistema IRIS que permite ao cidadão acompanhar as atividades de todos os órgãos da Prefeitura de São Paulo.

A Subprefeitura do Butantã incentiva projetos como este, pois permite ao cidadão não apenas acompanhar os acontecimentos da administração pública, mas participar e propor alternativas que podem inclusive melhorar o serviço público.

A iniciativa do projeto cidadania em contas foi excelente, com isso podemos abrir as portas da Subprefeitura do Butantã para novos eventos e cursos disponibilizados pelo Tribunal de Contas.