Parque Alfredo Volpi é o encanto do Morumbi

Um refúgio de área verde na região, conheça a história do Parque Alfredo Volpi e o lazer que ele pode oferecer.

Foto da placa do Parque Alfredo Volpi ao lado direito, a placa contém o nome do parque e um fundo preto. Ao lado esquerdo temos árvores e abaixo temos um lago.

O parque Alfredo Volpi é uma das áreas de lazer mais importantes da região do Morumbi, com uma área total de 142.400 m², local que proporciona um excelente espaço para o lazer e ao mesmo tempo preserva nossa fauna e flora.

A criação do parque teve início em 1966, com a intenção de preservar o resquício da Mata Atlântica que havia no Planalto Paulista. O seu projeto-paisagístico foi elaborado pela a arquiteta-paisagista Rosa Grena Kliass, com colaboração do arquiteto Carlos Welker e do botânico Helmut Shlik, responsável pelo levantamento florístico da área.

O parque foi inaugurado no dia 27 de abril de 1971 e seu primeiro nome era Bosque do Morumbi. A homenagem a um dos mais importantes artistas da segunda Geração Modernista, o pintor Alfredo Volpi, veio apenas anos mais tarde.

Para proporcionar lazer à população, o parque conta com pistas de corrida e caminhada, playground, academia ao ar livre, trilha em mata fechada e três lagos, além da beleza natural do meio ambiente que traz uma sensação de paz.

A flora presente no parque é riquíssima, contando com espécies como açoita-cavalo-do-cerrado, angico, camboatá-de-folhas-largas, cambuci, copaíba, guapuruvu, jerivá, jequitibá, passuaré, pau-jacaré e espécies plantadas como cafeeiro, seafórtia, sibipiruna e tipuana. Foram registradas, no Parque Alfredo Volpi, 291 espécies, das quais 12 estão ameaçadas, como o pau-brasil, as samambaiaçus (Cyathea corcovadensis e C. delgadii) e a embaúba-prateada.

A fauna local, conta com 110 espécies, mas são as aves que tem a maior presença no Alfredo Volpi, com destaque para as endêmicas da Mata Atlântica: tucano-de-bico-verde, capitão-de-saíra, saíra-ferrugem e cigarra-bambu, além de registros ocasionais de anambé-branco-de-rabo-preto e gavião-de-cabeça-cinza que fazem rápida escala no parque. Também podem ser vistos, peixes (cascudos, acarás e guarús), rãs-do-folhiço, lagartos “papa-vento”, bichos-preguiça e saguis.

Como a preocupação é com o meio ambiente, dentro do parque há um espaço reservado para a reciclagem de materiais de origem doméstica, óleo de cozinha e lixo eletrônico.

Caso você e um grupo de amigos queiram fazer uma visita ao parque, pode ser feito a inscrição no Programa de Educação Ambiental. O programa tem como função integrar e sensibilizar as pessoas com o meio ambiente, através de uma visita monitorada pelas dependências do parque. Durante a visita, o grupo contará com diversas oficinas como a de plantio de sementes, desenho de observação da natureza, entre outras.

Para fazer parte do Programa de Educação Ambiental, basta formar um grupo de oito pessoas e ligar no telefone 3031-7052, para entrar em contato com a administração do parque. O Programa de Educação Ambiental recebe grupos de alunos, podendo ser agenda uma visita monitorada com escolas interessadas.

Venha aproveitar este refúgio de área verde em nossa região e visite o Parque Alfredo Volpi, aproveitando cada detalhe deste local maravilhoso.