Subprefeitura Butantã implanta o CEI

A função do CEI é controlar os dados diários de demandas de munícipes e serviços executados pela Subprefeitura

 

A Subprefeitura Butantã implantou recentemente um sistema que permite o monitoramento de dados, das equipes de zeladoria, em toda a área do bairro. O CEI, como é chamado o Centro de Estatística e Informação, garantiu um grande avanço à gestão interna da administração pública local.

A ideia de implantar o sistema CEI na Subprefeitura Butantã surgiu com base no sistema de informações e monitoramentos existente na Secretaria Municipal de Subprefeituras.

O sistema CEI atingiu sua plena operação no começo do mês de março, passando por um período de testes em fevereiro. Para o projeto sair da pauta foi necessária a realização de reuniões, debates e pesquisas feitas pelos mais diversos departamentos da Subprefeitura.

A função do CEI é controlar os dados diários de demandas de munícipes e serviços executados pela Subprefeitura, dessa maneira o atendimento ao munícipe fica melhor e, mais humanizado.

Entre os serviços alvo do CEI temos: tapa-buraco, corte de vegetação, poda e remoção de árvores, limpeza de córregos, hidrojato, conservação de galerias e conservação de logradouros.

O CEI, no pouco tempo que está em operação, permitiu que a Subprefeitura Butantã identificasse demandas em duplicidade, pois o sistema centraliza todos os dados coletados pela Prefeitura, possibilitando uma melhor atuação das equipes de zeladoria.

Para o funcionamento do sistema foi elaborado um departamento próprio, com o total de três funcionários atuando única e exclusivamente nesta missão. Além disso houve uma grande integração com as Coordenadorias de Projetos e Obras e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

Cada um dos funcionários do departamento fica a cargo de um trabalho diferente, o relator, por exemplo, emite relatórios através das planilhas geradas pelos sistemas de demandas do SP 156 (Portal de Atendimento da prefeitura de São Paulo), do SGZ (Sistema de Gerenciamento de Zeladoria) e do SIGRC (Sistema Integrado de Gestão do Relacionamento com o Cidadão). Já o mapeador faz o mapeamento de serviços e necessidades da região em relação a áreas de risco, praças apadrinhadas, entre outros. O conferidor faz a fiscalização interna do departamento, apontando necessidades do departamento. Cada um desses trabalhos fica a cargo de uma pessoa, além disso os funcionários contam com a ajuda de dois estagiários.

O CEI disponibiliza o monitoramento vinte e quatro horas por dia, através do sinal de GPS, das equipes terceirizadas, integrando o sistema SOLUTION com a ferramenta mapas do google, dessa forma, pode-se acompanhar a localização, o tempo de duração médio de um trabalho de zeladoria e otimizar a prestação do serviço.

Com a implantação do CEI a Subprefeitura do Butantã pretende aumentar a eficiência da administração pública, reduzindo o tempo médio de atendimento e disponibilizando ao munícipe um serviço de melhor qualidade.