City Butantã: parceria pelas árvores

Entidades e Prefeitura Regional do Butantã fazem parceria para manter 2 mil árvores mais saudáveis

A Sociedade Moradores Butantã-Cidade Universitária, a Sociedade dos Moradores do Butantã City, a Associação Amigos Casa do Bandeirante e a Prefeitura Regional do Butantã, apoiados pela Associação Morumbi melhor, assinaram um Termo de Cooperação que visa a preservação do patrimônio ambiental no bairro de City Butantã, que abriga vegetação significativa do município.
As ações envolvidas pelo Termo englobam cadastramento, inventário arbóreo georreferenciado (com recomendações de manejo das árvores) e diagnóstico fitossanitário por análise interna e externa, com o objetivo de estabelecer e executar condutas a serem aplicadas às árvores do bairro.
A proposta das entidades busca disponibilizar a melhor expertise do mercado para a excussão das ações, através de empresas com serviços prestados em São Paulo e em outras cidades. O investimento fica por conta das entidades e a Prefeitura Regional do Butantã receberá relatórios periódicos para acompanhar a evolução dos trabalhos.
Através de imagens aéreas, foram identificadas aproximadamente 2.000 árvores no bairro de City Butantã. Estima-se que, deste universo, 90% necessitem de podas, 25% necessitem ser suprimidas através de corte, 30% necessitem de análises não invasivas através de equipamentos eletrônicos e 50% necessitem de controles sanitários.
Entre os resultados esperados se encontram: a identificação de todas as árvores no campo; o georreferenciamento dessas árvores; avaliações individuais de cada árvore; recomendações de manejo e fotos de cada uma; ferramentas de informações de problemas em cada uma; ferramenta de gerenciamento do manejo recomendado para o sistema arbóreo. O sistema será atualizado conforme a execução das ações, permitindo o acompanhamento dos envolvidos.