PPPP: Butantã inaugura inédita parceria entre poder público, iniciativa privada e população

Área verde no Jardim Jaqueline contou ainda com projeto de alunos e professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP)

 Aspiração antiga dos moradores do Jardim Jaqueline, uma praça em área verde da rua Sebastião Gonçalves já é realidade. No próximo dia 17/12, às 10h, o local será inaugurado e aberto à população. Por meio de Parceria Público Privada (PPP) o município e uma grande empresa de panificação da região realizaram um projeto criativo, que reuniu no mesmo espaço playground, equipamentos de ginástica, mini quadra e área comum.

Veja imagens da inauguração da "Praça Só Alegria"

A intervenção contou com um diferencial peculiar: o diálogo com a comunidade realizado por alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), responsáveis pelo projeto. Oficinas e bate-papos foram organizados para que as demandas dos moradores dessem o tom na nova praça.

“A ação pré-execução de obra se apresentou como uma importante forma de integração entre comunidade, órgão público e privado. A participação da população foi extremamente favorável já que desta forma a apropriação e uso do espaço tende a ser muito mais valiosa”, explica a arquiteta Ana Paula Guimarães, Supervisora de Projetos e Obras da Subprefeitura Butantã.

Com recurso financeiro oriundo de emenda parlamentar foram implementados playground, academia da terceira idade - com equipamentos de alongamento e fortalecimento muscular, e um caminho de pedriscos. A iniciativa privada investiu na construção de miniquadra, arquibancada e área de estar com bancos e mesas.

Outras parcerias com empresas do entorno estão sendo estudadas para complementar o projeto com a construção de calçada, anfiteatro e horta comunitária.
 

Texto: Helga Monteiro Ventura
Imagens: Maurício Celso Martins