Ação de combate ao mosquito da Dengue chega ao Jardim Jaqueline

Mobilização reúne atividades educativas em escolas da rede pública

Residências e estabelecimentos comerciais do Jardim Jaqueline, na Vila Sônia, recebem, de 21 a 25 de novembro, visita de agentes da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Butantã para ação de identificação e bloqueio de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. Iniciativa está inserida na semana nacional de mobilização e combate ao mosquito vetor, que reúne, ainda, atividades de conscientização em escolas públicas.

“Além da ação casa à casa, a programação conta com apresentação de projetos educativos em escolas da região, como o CEU Uirapuru, e distribuição de folhetos preventivos nas proximidades do metrô Butantã”, destaca Elizabeth Helena Hetesi, supervisora da SUVIS Butantã. A técnica ressalta, ainda, que a escolha do Jardim Jaqueline para a mobilização se explica pelo bairro ter sido o primeiro a apresentar um caso confirmado de febre chikungunya na Cidade.

De acordo com dados fornecidos pela Vigilância Ambiental do Butantã, só este ano foram confirmados cerca de 500 casos de dengue entre os distritos do Morumbi, Rio Pequeno, Vila Sônia, Raposo Tavares e Butantã. Cinco pessoas foram diagnosticadas com o zika vírus enquanto outras vinte seis apresentaram resultado positivo para chikungunya.

Além das ações estratégicas de prevenção e orientação, que foram alinhadas em reunião prévia na Subprefeitura Butantã, será realizada a coleta de lixo e operação cata-bagulho nas ruas atendidas, com apoio das empresas Inova Ambiental e Logística Ambiental de São Paulo (LOGA).

Veja imagens da reunião de alinhamento da mobilização no Jardim Jaqueline


Texto: Helga Monteiro Ventura
Imagem: Cecília Figueiredo