Vias com grande fluxo de ônibus estão na programação tapa-buraco

Rua Francisco Leite Esquerdo recebe reparos no pavimento

Com a aproximação do período de chuvas intensas na região, a Subprefeitura Butantã segue com o cronograma de serviços da operação tapa-buraco. A recomposição da camada de asfalto conta com acompanhamento técnico e relatório fotográfico do “antes e depois” do reparo.

Grandes avenidas são prioridade na programação dos serviços, mas vias com intenso fluxo de coletivos também recebem atenção da equipe terceirizada. É o caso da Rua Francisco Leite Esquerdo, no Jardim Celeste, palco de muitas linhas de ônibus e trânsito vigoroso.

Veja nas imagens o passo a passo da operação tapa-buraco

Dois caminhões compõem a frente de trabalho no Butantã (um deles com caçamba térmica para manter a temperatura da massa entre 150 e 180 graus). Acompanham a operação um técnico especializado em pavimento, encarregado, rasteleiro, ajudante e operacionais. O processo tem início com o recorte do buraco (requadramento do espaço) e limpeza da superfície, com retirada do material velho. Base de pedra ou fresada é colocada no local para, por fim, receber a massa asfáltica e rolo compactador.

“Com 10 toneladas de massa asfáltica fazemos uma média de 80 metros quadrados de tapa-buraco na região”, explica a engenheira da Coordenadoria de Obras da Subprefeitura Butantã, Maria Rosa da Silva.



Texto: Helga Monteiro Ventura
Imagens: Maurício Celso Martins