Vistoria na Chácara da Fonte reúne poder público e sociedade civil

Sabesp colhe amostras da água das nascentes da área de 35 mil metros quadrados


O Subprefeito do Butantã e sua chefia de gabinete, juntamente com representantes das secretarias do Verde e Meio Ambiente e Assistência e Desenvolvimento Social, da Sabesp, do SOS Mata Atlântica e da sociedade civil, participaram, na manhã do dia 18/10, de vistoria em terreno de 35 mil metros quadrados, conhecido como Chácara da Fonte.

A área, com acesso por uma travessa da Rua Padre Justino, no Butantã, tem ao menos três nascentes de água e extensa área verde com espécies remanescentes da Mata Atlântica. A visita teve como pauta o acompanhamento do técnico da Sabesp que realizou coleta de amostras da água para aferição da qualidade. O resultado será divulgado nas próximas semanas.

Veja mais imagens da visita

Considerada de utilidade pública para desapropriação desde 2011 e tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico (Conpresp) em 2012 a Chácara da Fonte foi incluída no Plano Diretor como Zona Especial de preservação Cultural (ZEPEC).

Cecília Pellegrini, diretora da Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene, explica que o local é ponto de importância histórica por ter abrigado uma bica e um pequeno balneário que atendiam os viajantes da rota do Peabiru, que ligava o litoral paulista a Machu Picchu, capital do império Inca, para facilitar trocas comerciais.

A transformação da Chácara em parque municipal é demanda histórica dos moradores do Morro do Querosene, reduto de artistas da região do Butantã.

Cades
A visita técnica à Chácara da Fonte esteve na pauta da reunião ordinária do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (Cades) do Butantã realizada dia 18/10. Na oportunidade, também foram apresentados os trabalhos de coleta seletiva, mecanizada, de serviços de saúde e domiciliar da empresa Logística Ambiental de São Paulo (LOGA) na região.
 

Veja imagens do encontro

 

 

Texto e imagens: Helga Monteiro Ventura