Prefeitura abre creche para 286 crianças no Jardim Jaqueline

Unidade era esperada há 15 anos pela comunidade do bairro. Bairro terá outras 1.460 vagas novas de educação infantil até fevereiro de 2016

De Secretaria Executiva de Comunicação

O prefeito Fernando Haddad inaugurou, nesta terça-feira (8), creche no Jardim Jaqueline, na subprefeitura Butantã, zona oeste. O Centro de Educação Infantil Alecrim é esperado há 15 anos pela comunidade do bairro e atenderá 286 crianças de zero a três anos.

Clique aqui e veja mais fotos da inauguralção da CEI

“Hoje 50% das crianças de São Paulo de zero a três anos estão matriculadas em São Paulo e 100% das crianças de 4 e 5 anos vão estar matriculadas no ano que vem em pré-escola. Só neste ano, até 10 de janeiro do ano que vem, nós teremos aberto 50 mil vagas novas em creches”, afirmou Haddad. As creches da rede municipal atendem atualmente 256.582 crianças, em 1.916 escolas.

Em um perímetro de cerca de dois quilômetros ao redor da escola inaugurada nesta manhã, está prevista a abertura de outras 1.460 vagas de educação infantil, para a faixa etária entre zero e cinco anos. “Aqui próximo temos uma CEMEI [Centro Municipal de Educação Infantil]) em obra. Ali são mais 700 crianças atendidas em um equipamento grande. E na Chácara do Jóquei nós vamos inaugurar uma CEI e uma EMEI para mais 730 vagas. Então, juntando esta escola de hoje com estas duas, que vão ser inauguradas em fevereiro, estamos falando de mais de 1600 crianças aqui, neste bairro”, disse o prefeito.

A estrutura da nova escola possui 13 salas de aula, sendo seis delas com fraldário. O equipamento tem ainda dois refeitórios, cozinha, lactário, brinquedoteca, sala de amamentação e pátio. São no total 750 metros quadrados.

“Falar de espaço de educação infantil é falar da esperança, é falar de uma maior possibilidade de qualidade de vida para as próximas gerações. Isso significa mudança, exercício de cidadania e de participação efetiva da comunidade, porque este espaço é de todos”, avalia Emília Cipriano, secretária municipal de Educação em exercício.

As crianças são cuidadas por 41 profissionais, sendo 26 professores. A creche aberta é conveniada com o Centro Educacional de Desenvolvimento Juvenil e Infantil, entidade que é responsável por nove CEIs na Capital. “Quero agradecer esta nova estrutura e parabenizar a diretora, porque com todo carinho ela tem mantido o contato com os pais, a gente fica mais tranquilo em deixar nossos tesouros mais preciosos aqui na escolinha”, disse Mayla Martins Veiga, mãe dos gêmeos Maria Beatriz e Caíque Levy, três anos.