Ambientalista Stela Goldenstein participa de reunião do CADES Butantã

Especialista apresenta projeto de revitalização da bacia do Rio Pinheiros

Militante da urbanização com ênfase no meio ambiente há quatro décadas, a geógrafa Stela Goldenstein apresentou em reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) Butantã do dia 9/09, projeto de revitalização da bacia do Rio Pinheiros e seus afluentes. A participação da ambientalista, a convite da Subprefeita do Butantã, Maria Rosa da Silva, funcionou como aporte técnico para as discussões levantadas pelo colegiado com relação à revitalização de dois braços do Rio Pinheiros na região, os córregos Jaguaré e Pirajussara.

“A ideia é somar informações para uma ação conjunta. A discussão técnica aliada à vivência de lideranças do distrito Raposo Tavares que já batalham pela revitalização do córrego Jaguaré há anos, por meio do projeto Ambiências, é inestimável para desenvolver uma metodologia de trabalho efetiva”, explica a subprefeita.

Veja mais imagens da reunião

O projeto piloto Ambiências, aprovado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente tem como objetivo promover o envolvimento da população no processo de implantação do Parque Linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré. A iniciativa também foi apresentada na reunião, por representantes do CADES Butantã que participaram de um grupo comunitário de educação ambiental com foco no público jovem.

Saiba mais sobre o projeto Parque Linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré

Veja os mapas ilustrativos do projeto

“A cidade se organizou como inimiga da água, com máxima ocupação sem a discussão de preservar as áreas permeáveis. Precisamos repensar uma nova cultura do espaço urbano, novas formas de intervenção, de gestão para uso do solo”, pontua a ambientalista.

Texto: Helga Monteiro Ventura