Butantã saúda 2015

Depois de um ano de intensa participação popular e de importantes conquistas para a região, ano novo é momento de consolidar avanços e buscar novas melhorias para o bairro

Um ano que termina, outro que começa. Mais que uma simples mudança em uma folha do calendário, para a Subprefeitura Butantã a virada marca mais um período de muito trabalho em busca de melhorias para as quase 500 mil pessoas que moram nos cinco distritos da região.


É também a hora de olhar um pouco para trás e ver a quantidade de conquistas obtidas durante o período de doze meses que se encerra agora. Vitórias conseguidas com grande participação popular, uma das mais importantes marcas do Butantã.


Em 2014 tomou posse e começou a trabalhar um dos mais atuantes Conselhos Participativos dentre as 32 subprefeituras da cidade. Foi o momento de consolidar e organizar esse importante instrumento de aproximação entre os diversos segmentos que representam a população e a administração pública, representada pelo Governo Local liderado pela Subprefeitura.


Outras formas de participação também tiveram destaque durante os primeiros anos da atual gestão. O Plano de Metas, que tomou parte de 2013, começou a apresentar resultados efetivos já em 2014. Um exemplo é a construção da Ciclovia Pirajussara, melhoria mais desejada pelos moradores do Butantã de acordo com as audiências do Plano.


A primeira etapa do equipamento viário, instalado em boa parte no canteiro central das avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara, foi concluída entre o fim de 2013 e o primeiro semestre de 2014. A etapa final, levando a ciclovia até a divisa com Taboão da Serra, está sendo executada a todo vapor, já tem praticamente todo o calçamento pronto e está em fase de conclusão da sinalização, tanto vertical como horizontal, e instalação de parte das grades de proteção. Tudo deve ficar pronto no início de 2015.


Outra conquista que enche de orgulho o morador do Butantã é a realização de um sonho ainda mais antigo que o da construção da Ciclovia: a transformação da Chácara do Jockey em parque municipal. Depois de incansáveis negociações com o proprietário da área, o Jockey Clube de SP, a Prefeitura conseguiu trocar a área por parte dos impostos que o clube devia para o município.


Dessa forma, os mais de 100 mil metros quadrados, no coração do bairro, ficarão definitivamente livres das constantes ameaças de serem tomados pela especulação imobiliária, servindo como importante área verde preservada, além de grandes áreas para lazer, práticas esportivas e atividades culturais, além de conservar um interessante conjunto de construções do início do século passado.


Além das conquistas mais visíveis e comentadas, a Subprefeitura Butantã tem trabalhado com afinco em várias outras frentes, em obras de revitalização de praças, como a da Flora Rica, na Vila Sônia, em importantes serviços de drenagem, como da rua Alvarenga, junto à entrada principal da USP, além dos constantes serviços de limpeza e conservação de áreas.


Que venha 2015, marcando muito trabalho e mais e mais conquistas para o Butantã